7 de maio de 2026

Liderado por Tereza Cristina em MS, União Progressista terá 109 deputados e 14 senadores

Federação é formada pelo União Brasil e Progressistas

A federação União Progressista terá uma bancada de 109 deputados e 14 senadores no Congresso Nacional. O pacto federativo entre o União  e Progressistas aconteceu na última terça-feira (29). Em , a senadora  lidera o grupo, além de presidir o PP-MS.

Em discurso na cerimônia de oficialização na Câmara dos Deputados, a senadora criticou a situação do país. Assim, disse que o grupo terá possibilidade de trabalhar pelo Brasil.

Contudo, pontuou caminhos para atuação da federação. “Ganhamos hoje um transatlântico, mas precisamos de Bondes timoneiros. Nada disso vai adiantar se nós não tivermos o propósito, senador Círio e tenho certeza que vamos conseguir, de transformarmos o nosso país”, ressaltou.

A presidente do União Brasil em Mato Grosso do SulRose Modesto, disse que a União Progressista é “momento histórico para o Brasil e para o nosso Estado”.

Além disso, afirmou que a federação com o Progressistas “amplia as possibilidades de diálogo e construção de políticas públicas.

A federação dos dois partidos soma também governadores, prefeitos e vereadores. Ou seja, agora são seis governadores, 1,4 mil prefeitos e 12 mil vereadores da União Progressista.

Manifesto da Federação

Na cerimônia, os presidentes nacionais dos partidos discursaram com manifesto. O presidente nacional do União Brasil, Antônio Rueda, afirmou que a federação deve “garantir o equilíbrio das contas públicas”.

Neste sentido, disse que, “mais do que nunca,é preciso aprender com os erros das quatro décadas”.

Presidente nacional do Progressistas, Ciro Nogueira destacou que para promover a inovação com tecnologia de gestão, é preciso “repensar dos entes estaduais”.

“O estado deve ser forte e decisivo na saúde da nossa gente, na educação, combate violência”, destacou.

Enquanto o governador de Goiás, Caiado (União Brasil), criticou a gestão atual do Governo Federal. Para ele, a federação dá “novo rumo à política nacional, essa construção será o divisor de águas no momento. Sem equilíbrio fiscal não se governa o país”, pontuou.

União Progressista

A Federação União Progressista conta com 14 senadores e 109 deputados. De MS, são Tereza Cristina, a progressista por Mato Grosso do Sul no Senado, e Luiz Ovando, na Câmara.

Rose Modesto comanda o União Brasil em Mato Grosso do Sul. O PP tem Tereza Cristina como presidente.

Conforme Rose, o União Brasil possui maior número de integrantes no Congresso e deve ficar com o comando nacional da federação. Rose é pré-candidata a uma vaga no Congresso Nacional e adiantou que há possibilidade de que 5 das 9 vagas da chapa fiquem com o PP, mas a questão ainda será definida.

Em relação ao Senado, a senadora Tereza Cristina adiantou ao Jornal Midiamax que há conversas sobre um nome, mas que também será avaliado. O evento acontece no Salão Nobre da Câmara dos Deputados, a partir das 15h (de Brasília).

Regionalmente, MS ainda conta com Gerson Claro e  pelo Progressistas na Alems (Assembleia Legislativa de MS) e Roberto Hashioka pelo União. Fonte: Midiamax

Anúncio da Federação na Câmara. (Madu Livramento, Midiamax)

Populares da Semana

Polícia faz perícia em local onde dois foram atacados a tiros de pistola

A perícia da Polícia Civil esteve na manhã desta...

Governo de Mundo Novo apresenta principais ações realizadas em 100 dias do ano

O centésimo dia do ano de 2023 é marcado...

Prefeitura de Mundo Novo firma parceria com a Rede Feminina de Combate ao Câncer

#mundonovo A Prefeitura de Mundo Novo assinou um termo de...

EDITAL DE LOTEAMENTO

SUPERINTENDÊNCIA REGIONAL DO INCRA EM MATO GROSSO DO SUL...

Max Atacadista chega a Guaíra com investimento de R$ 40 milhões e geração de 250 empregos

Na manhã desta terça-feira, 04 de fevereiro, o Município...

Artigos Relacionados

Categorias Populares