9 de agosto de 2026

Em MS, apenas seis faculdades ficam acima da média no Enade

Em Mato Grosso do Sul, das 27 instituições de ensino superior, entre públicas e privadas, que participaram do Enade (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes), apenas seis alcançaram o conceito 4, considerado acima da média e o segundo maior da avaliação. Nenhuma instituição obteve conceito 5, o máximo estabelecido pelo exame e classificado como excelente.

Os dados são referentes ao ano de 2023 e foram divulgados nesta sexta-feira (11) pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira). Durante live realizada à tarde, o Diretor de Avaliação da Educação Superior, Ulysses Teixeira, apresentou também os melhores desempenhos das instituições no IGC (Índice Geral de Cursos).

A reportagem acessou os dados publicados pelo instituto, que incluem a relação das faculdades participantes. Das seis instituições com conceito 4, apenas duas são públicas: UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) e UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados).

As outras quatro que conquistaram o mesmo resultado foram a UCDB (Universidade Católica Dom Bosco), Unigran Capital, Unigran Dourados e a AEMS (Faculdades Integradas de Três Lagoas).

Ainda sobre as instituições públicas, a reportagem apurou que a UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul) e o IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul) obtiveram a nota 3, que é considerada regular.

Outros resultados – No total, 13 instituições de Mato Grosso do Sul alcançaram a nota considerada regular (3). Veja a seguir o ranking completo: Universidade anhanguera (UNIDERP), Faculdade de Ponta Porã (FAP), Faculdade Estácio de Sá, Faculdade Integrada de Paranaíba (FIPAR), Centro Universitário Anhanguera Pitágoras, Faculdade Magsul Ponta Porã, UEMS, Faculdade Salesiana de Santa Teresa, Faculdade de Educação de Nova Andradina, Faculdade de Mato Grosso do Sul (FACSUL), Faculdade Anhanguera de Dourados, Faculdade de Educação, Tecnologia e Administração de Caarapó, IFMS, Faculdade Novoeste e Faculdade Insted.

Os indicadores também apontam que o Estado teve cinco instituições abaixo do considerado regular. Todas são de iniciativa privada e tiveram conceito 2, sendo elas: Faculdade de Administração de Fátima do Sul, Faculdade de Ciências Contábeis de Nova Andradina, Faculdade de Educação de Costa Rica, Faculdade de Administração de Nova Andradina e Faculdades Integradas de Cassilândia.

Enade – Aplicado pelo Inep desde 2004, o Enade avalia o desempenho dos estudantes dos cursos de graduação através de uma prova aplicada aos alunos que estão no último ano do curso. A avaliação serve para conhecer a qualidade dos cursos e instituições de educação superior brasileiras e produzir os CPC (Conceito Preliminar de Curso) e o IGC (Índice Geral de Cursos)

veja mais em https://www.campograndenews.com.br

Populares da Semana

Prefeitura de Itaquiraí paga junho amanhã e 50% do décimo terceiro dia 01

O prefeito Ricardo Fávaro Neto confirmou na manhã de...

Câmara de Mundo Novo aprova LDO para 2024 e Emenda Modificativa 002/2023

A Câmara de Vereadores de Mundo Novo, aprovou em...

Prefeitura de Japorã Inicia Oficina de Música para Crianças e Adolescentes do SCFV

Prefeitura de Japorã – A Prefeitura de Japorã, por meio...

Em 7 dias, operação destrói 520 toneladas de maconha na fronteira

Em sete dias, a 33ª edição da Operação Nova...

Entrega dos uniformes para o time da Assomasul 2025

#mundonovo Na manhã desta sexta-feira (11), a prefeita Rosaria Lucca...

Homem pede socorro e morre às margens da BR-262

Um homem ainda não identificado morreu à espera de...

Atingido em confronto com a PM morre a caminho de CRS

Robert Ortiz do Prado, de 33 anos, morreu a...

Caçada a chefes do narcotráfico mobilizou forças policiais por sete dias em MS

A operação de busca dos quatro bolivianos que estavam...

Suspeito de envolvimento em sequestro de bebê de 28 dias é preso na Capital

Um homem suspeito de envolvimento no sequestro da recém-nascida...

Paulo Corrêa lidera corrida eleitoral no PL

Pesquisa registrada sob os números MS-08317/2026 e BR-08403/2026, o...

Governo quer tirar mais dos estados para cobrir o rombo, adverte Azambuja

Se o Governo Federal procura elevar ainda mais os...

Artigos Relacionados

Categorias Populares