25 de setembro de 2026

Desaprovação do governo Lula dispara em todo país e chega a 56%, aponta Quaest

Pesquisa Quaest divulgada nesta quarta-feira (02) mostra a desaprovação do presidente Lula (PT) disparou e alcançou 56% dos eleitores brasileiros, inclusive no .

O desempenho de Lula perante os eleitores está em queda livre desde janeiro, conforme mostram os dados da Quaest.

Enquanto que em janeiro eram 49% o percentual de eleitores que desaprovam o governo do petista, o número saltou para 56% agora em março.

Por outro lado, a aprovação vem diminuindo. Em janeiro, 47% aprovavam seu governo, enquanto que em março o número caiu para 41%, o menor patamar desde o início de seu terceiro mandato.

A pesquisa Quaest foi encomendada pela Genial Investimentos e foi realizada entre os dias 27 e 31 de março. Foram entrevistadas 2004 pessoas com mais de 16 anos.

A margem de erro é de 2 pontos percentuais e o nível de confiança é de 95%.

Desempenho na região centro-oeste

As regiões centro-oeste e norte foram apuradas em conjunto e mostra também a mesma tendência. A desaprovação aumentou de 49% para 52% e a aprovação caiu de 48% para 44%. A margem de erro para este conjunto é de 8 pontos para mais ou para menos.

Pesquisa por gênero

A pesquisa também mostra que, pela primeira vez, a desaprovação do governo Lula entre as mulheres superou a aprovação, com 53% não aprovando o mandato do petista.

Já entre os homens a desaprovação atingiu 59% (era 52% em janeiro).

Dados por faixa etária

Entre os grupos etários, o maior índice de desaprovação ao governo Lula é entre os jovens, de 16 a 34 anos. Entre esse grupo, a desaprovação chega a 64% (era 52% em janeiro). A aprovação despencou, caindo de 45% em janeiro para 33% em março.

Na população de 35 a 59 anos a desaprovação é de 54%, enquanto que a aprovação é de 44%. Por fim, para a população , com 60 anos ou mais, há empate técnico. Deles, 50% dizem desaprovar o governo Lula e outros 46% desaprovam.

Avaliação geral do governo

  • Positivos: 27% (era 31%)
  • Negativo: 41% (era 37%)
  • Regular: 29% (era 28%)
  • Não sabe/não respondeu: 3% (era 4%)

Na comparação com o governo de Jair Bolsonaro (PL), o resultado mostra que o mandato de Lula é pior para 43%, melhor para 39% e igual para 15%. Fonte: Midiamax

Populares da Semana

Vereador Evaldo visita Asproleite, que será reativada para produzir leite tipo C

O vereador mundonovense Evaldo Carlos (PSDB), campeão de votos...

PSDB e PP vão reeditar aliança de 2022 em 20 municípios do Estado neste ano

Os diretórios estaduais do PSDB e do PP em...

Inscrição de concurso da UEMS com salários de até R$ 6,9 mil termina no dia 25

Terminam no dia 25 de outubro as inscrições de concurso público...

Passageiro mata taxista, rouba carro para perseguir ex-mulher e sofre acidente

Um taxista de 75 anos, identificado como José Pereira...

Mundo Novo recebe André Puccinelli

O ex-governador André Puccinelli, candidato a deputado estadual, foi...

Dia da Árvore une conhecimento, plantio e educação ambiental em Guaíra

Celebrar o Dia da Árvore também é transformar conhecimento...

CRAS São Jorge promove encontro do PAIF em alusão ao Setembro Amarelo

O Governo de Mundo Novo, por meio da Assistência...

Eldorado articula assistência técnica para fortalecer a agricultura familiar

Na manhã de quarta-feira (23), representantes das secretarias municipais...

“Intervenção” judicial troca comando da Santa Casa após posse de presidente

Heitor Freire havia assumido comando ontem, mas Justiça nomeou...

Mulheres de Japorã concluem o curso de Confeitaria Clássica com sucesso total

Prefeitura, Sala do Empreendedor e Assistência Social realizaram a...

Artigos Relacionados

Categorias Populares