9 de agosto de 2026

Prefeita de Eldorado participa de reunião na Itaipu

Gestão de resíduos sólidos esteve entre as pautas abordadas, já que tem impacto direto no reservatório da Itaipu

Os prefeitos representantes do Conisul (Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento da Região Sul do Mato Grosso do Sul) se reuniram nesta segunda-feira (17) com o diretor-geral brasileiro da Itaipu, Enio Verri, no Paraná. Ao todo, 14 prefeitos ou representantes participaram da reunião e também de visita técnica à usina.

A pauta da reunião teve a discussão de estratégias para fortalecer a parceria entre os municípios do Consórcio e a Binacional. Participaram do encontro representantes dos municípios de Amambai, Aral Moreira, Caarapó, Coronel Sapucaia, Eldorado, Iguatemi, Itaquiraí, Japorã, Juti, Mundo Novo, Naviraí, Paranhos, Sete Quedas e Tacuru.

Execução de convênios dentro do devido prazo e a colaboração na gestão de resíduos sólidos também estiveram em discussão. Segundo Verri, a reunião representou “um reforço da parceria da Itaipu com esses municípios”.

O diretor ressaltou o papel dos municípios na gestão desses resíduos, que impactam o reservatório. Também tratou da necessidade de manter uma relação constante, para garantir a preservação ambiental.

Itaipu Mais que Energia

Durante a reunião, Luciano Inacio, da assistência da Diretoria de Coordenação da Itaipu, respondeu às dúvidas referentes aos prazos e execuções do edital Itaipu Mais que Energia, em parceria com a Caixa Econômica Federal. Alguns prefeitos estão assumindo o cargo pela primeira vez e estão se inteirando dos temas.

O programa Itaipu Mais que Energia é uma iniciativa da binacional, que, desde 2023, abrange diversas ações voltadas para a preservação ambiental, apoio a projetos sociais e desenvolvimento regional sustentável.

Cada município pode ter acesso em média a R$ 2 milhões após ter elaborado um projeto, analisado pela Caixa Econômica Federal, e publicado edital.

FABIANA

Para a prefeita de Eldorado, Fabiana Lorenci “a Itaipu tem sido ao longo dos últimos anos uma grande parceria de Eldorado, através das ações do Consórcio Regional de Municípios, e agora vamos poder apresentar nossos próprios projetos nas áreas de prevenção ambiental, coleta de resíduos sólidos, e ter uma parceria dessa magnitude nos permite direcionar nossa receita para outros setores importantes da comunidade e beneficiar a população em áreas como saúde, educação e geração de empregos, por exemplo”, declarou Fabiana.

Populares da Semana

Média de óbitos em MS é a maior desde setembro

A segunda crescente do coronavírus em Mato Grosso do...

Nota MS Premiada sorteia prêmio de R$ 300 mil nesta quinta

O Governo do Estado, por meio da Sefaz (Secretaria...

Câmara Municipal de Mundo Novo retoma sessões ordinárias nesta segunda-feira (02)

MUNDO NOVO | MS – A Câmara Municipal de Mundo Novo retoma...

Parlamentares Bolsonaristas de MS entram na mira do Ministério da Justiça

Os deputados federais Dr. Luiz Ovando (PP-MS), que foi...

Jovem foi executado dentro de quarto com tiro na cabeça por facção rival

Samuel Oliveira dos Santos, de 26 anos, foi assassinado...

Inmet emite alerta amarelo e Campo Grande pode ter tempestade nas próximas horas

O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu um alerta...

Rio Grande do Sul contabiliza 2,6 mil desalojados após tempestades

A Defesa Civil do Rio Grande do Sul atualizou para 2.686...

Rastreamento de celular ajudou a encontrar bebê sequestrada em Campo Grande

O rastreamento de celulares ajudou a Polícia Civil de...

Juiz manda soltar motorista bêbado envolvido em acidente que matou eletricista

Gustavo Henrique de Oliveira Dias, de 28 anos, passou...

Homem pede socorro e morre às margens da BR-262

Um homem ainda não identificado morreu à espera de...

Artigos Relacionados

Categorias Populares