31 de maio de 2026

Senadores votam PEC de Tereza Cristina sobre o Pantanal nesta terça-feira

Três projetos estão pautados para votação no Plenário do Senado na terça-feira (11). O primeiro item é uma proposta de emenda à Constituição que dá ao Pantanal Sul-Mato-Grossense o status de patrimônio nacional. As informações da pauta são da Agência Senado.

PEC 18/2024, da senadora Tereza Cristina (PP), passará por sua quinta sessão de discussão, ou seja, poderá ser votada em primeiro turno. Se aprovada, a proposta terá que passar por mais três sessões de discussão para ser votada em segundo turno.

Na justificativa, a senadora menciona a ocorrência, nos últimos anos, de incêndios e queimadas na parte sul-mato-grossense do Pantanal, e defende que a medida ajudaria a fortalecer as políticas públicas de preservação do bioma. A senadora lembra que cerca de 65% do Pantanal se encontra no estado de .

Conforme a Constituição, os patrimônios nacionais ambientais são aqueles cuja utilização deve assegurar a preservação do meio ambiente, inclusive quanto ao uso dos recursos naturais. Atualmente fazem parte dessa lista a Floresta Amazônica, a Mata Atlântica, a Serra do Mar, o Pantanal Mato-Grossense e a Zona Costeira.

Apoio a mulheres

O segundo item é o PL 4.440/2024, da deputada federal Simone Marquetto (MDB-SP). O objetivo do projeto de lei é garantir reparação e reconstrução dentárias a mulheres vítimas de agressões. Para isso seria criado no SUS o Programa de Reconstrução Dentária para Mulheres Vítimas de .

Servidores da educação

Também deve ser votado pelos senadores o PL 2.529/2021, do ex-deputado federal Francisco Jr. (PSD-GO). O projeto garante ao servidor da educação básica pública o direito de matricular seus filhos e filhas na mesma escola onde trabalha.

Populares da Semana

Eficácia de 50,3% da Coronavac é suficiente para frear pandemia em MS, dizem cientistas

A imunização contra o coronavírus, proporcionado pela Coronavac, é...

Motorista dorme ao volante, carro sai da pista e tomba na BR-163 em Coxim

Um veículo, Ford Ka, tombou na manhã deste sábado...

Discussão por ventilador termina na delegacia após ameaças em Aparecida do Taboado

Uma discussão familiar motivada por um ventilador foi parar...

Polícia apreende outra carreta com maconha escondida em carga de milho

Ação conjunta da PRF (Polícia Rodoviária Federal) e da...

Criança solta das mãos dos pais e é atropelada por carro no Jardim Noroeste

Um criança que não teve a idade divulgada, soltou...

Colisão entre veículo oficial e picape deixa três feridos na BR-163 em Campo Grande

Três pessoas ficaram feridas após uma colisão frontal entre...

Homem é encontrado morto dentro de banheiro no Jardim Campo Nobre

Um homem de 43 anos foi encontrado morto dentro...

Motociclista fica ferida após colisão com caminhão no Indubrasil

Uma motociclista de 40 anos ficou gravemente ferida após...

Reinaldo lidera corrida ao Senado em todos os cenários

Pesquisa do Instituto Opinião, contratada por R$ 76 mil...

Passeio ciclístico encerra programação dos 50 anos de Mundo Novo

Na manhã deste sábado (30), o Governo de Mundo...

Briga entre funcionários termina com morte a facada na Ceasa-MS

Uma suposta briga entre dois funcionários de uma empresa...

Artigos Relacionados

Categorias Populares