8 de maio de 2026

Riedel regulamenta proibição do uso de celulares em escolas de Mato Grosso do Sul

Às vésperas da volta às aulas nas escolas estaduais de Mato Grosso do Sul, o governador Eduardo Riedel regulamentou a lei federal que proíbe celulares dentro das escolas da rede. Com a publicação, fica oficialmente proibido levar aparelhos eletrônicos portáteis para escolas da rede estadual.

Conforme a resolução da Secretaria Estadual de Educação, publicada no Diário Oficial desta quinta-feira (6), a proibição se aplica aos estudantes de todas as etapas da educação básica, em espaços de uso coletivo ou individual, durante o período regular e extracurricular de aulas.

O estudante que levar celulares ou tablets para a escola deverá deixá-los armazenados e desligados, em bolsa ou mochila própria, sem a possibilidade de acessá-los durante o período de aulas, assumindo a responsabilidade por eventual extravio ou dano.

Importante destacar que a proibição de uso se estende a recreios e intervalos e o descumprimento da regra pode incidir em advertência verbal, registro de ocorrência com comunicação aos responsáveis e recolhimento temporário do aparelho eletrônico com devolução apenas aos responsáveis.

Embora a medida tenha o objetivo de incentivar a concentração e o desenvolvimento social, especialistas alertam para os desafios dessa adaptação, especialmente no início. Psicopedagoga e mestre em neurociência, Gláucia Benini destaca que a restrição pode gerar um aumento na ansiedade entre crianças e adolescentes.

“Esse tempo imposto sem o celular pode trazer a sensação de separação de algo que, para eles, é quase uma extensão do próprio corpo. Isso pode levar à dificuldade de concentração e até à falta de foco nos estudos”, explica.

O uso intenso dos celulares também pode levar à chamada ‘síndrome da checagem’, em que o cérebro se condiciona a verificar constantemente o celular, mesmo sem notificações. Gláucia destaca que esse comportamento pode se transformar em um hábito difícil de romper, tornando-se uma verdadeira dependência digital.

No entanto, a especialista ressalta que, com o tempo, a retirada gradual do celular pode trazer benefícios. “Depois desse período de ‘desmame’, os estudantes tendem a desenvolver maior capacidade de concentração e foco, o que pode impactar positivamente no aprendizado e na interação social”, afirma.

Populares da Semana

Reinaldo deve decretar estado de calamidade em MS ainda nesta 5ª feira

O governador Reinaldo Azambuja (PSDB) deve decretar, ainda hoje,...

Audiência Pública discute implantação de novos cursos na UEMS de Amambai

Durante a audiência, o público presente debateu sobre os...

‘Justiceiros da Fronteira’ afirmam ter listas de 150 marcados para morrerem

Um grupo paramilitar autodenominado “Justiceiros da Fronteira” (ou “Justiças...

Servidores estaduais já podem sacar antecipação da metade do 13° salário

Os servidores estaduais de Mato Grosso do Sul já...

Detran abre leilão com Honda Fan a lance inicial de R$ 2,2 mil

O Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul está...

Artigos Relacionados

Categorias Populares