25 de setembro de 2026

Empreendedorismo: Parceria com Governo de MS leva soluções tecnológicas para quilombolas e indígenas

Soluções inovadoras e sustentáveis para fortalecer a cidadania em comunidades quilombolas e indígenas. Com esta finalidade foram firmados, nesta segunda-feira (9), convênios entre Governo do Estado, por meio da SEC (Secretaria de Estado da Cidadania), junto ao Sebrae/MS (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Mato Grosso do Sul) e a Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária). A parceria irá proporcionar capacitações e diagnóstico de oportunidades dentro dessas comunidades.

Presente à cerimônia de assinatura das parcerias, o governador Eduardo Riedel destacou a importância de fomentar políticas públicas de maneira inclusiva e transformadora, despertando capacidades empreendedoras nas comunidades indígenas e quilombolas em Mato Grosso do Sul.

“Estamos proporcionando uma transformação de pensamento e de atitudes, acima de tudo, com a união de esforços e oferecendo soluções tecnológicas para pequenos, médios e grandes empreendedores. Então, hoje é um dia de felicidade, porque em dois convênios damos um passo a mais nessa caminhada de crescer e não deixar ninguém para trás”, afirmou.

Riedel também elogiou as lideranças comunitárias, acadêmicas e as bancadas parlamentares em promover a transformação e a inclusão social de pessoas, em paralelo ao crescimento econômico que ocorre no Estado.

“Tão importante quanto crescer é estender a mão para as comunidades. E é o que estamos fazendo aqui hoje, com consciência, diálogo e compreensão do que cada comunidade demanda para si”, completou.

Para a secretária de Estado da Cidadania, Viviane Luiza, as parcerias marcaram o ano de 2024 unindo forças com instituições e empresas que compactuam com os pilares de prosperidade e inclusão.

“Ver aqui, a representatividade das comunidades indígenas e quilombolas é uma satisfação, nosso DNA cultural, junto com a união de esforços dos parlamentares, da Embrapa e do Sebrae, numa política estruturante e eficaz, e que trará autonomia de uma economia dentro dos quilombos e comunidades indígenas”, garantiu.

A cooperação firmada com a Embrapa tem como foco principal a realização do mapeamento e diagnóstico da condição econômica e sustentável das duas aldeias indígenas da RID (Reserva Indígena de Dourados), compostas pelas aldeias Jaguapiru e Bororó.

O diagnóstico será contínuo por meio de metodologias participativas, garantindo o envolvimento ativo da comunidade em todas as etapas do processo. Esta abordagem garante que as demandas reais e prioritárias da população indígena sejam identificadas e que as soluções propostas reflitam seus valores e necessidades.

 

Entusiasmada com a assinatura do convênio, a diretora-executiva de Inovação, Negócios e Transferência de Tecnologia da Embrapa, Ana Margarida Castro Euler, enalteceu o empenho dos atores envolvidos, em especial, a disponibilidade da sua instituição em oferecer desenvolvimento sustentável nos territórios indígenas, observando a segurança alimentar e tecnologias para agregar valor às cadeias produtivas das comunidades.

Representando as comunidades indígenas, o professor Anderson de Oliveira Mamede,  apoiou a decisão. “Esta iniciativa veio atender a comunidade num momento muito difícil, e isso vai abrir portas para muitos jovens indígenas”, salientou.

Com o Sebrae MS, a parceria será voltada para o desenvolvimento econômico, social e humano, por meio do empreendedorismo e da empregabilidade, no âmbito dos grupos que compõem a estrutura da SEC e do Programa Sebrae Plural. Como por exemplo, a execução em 2025 de oito Empretecs em comunidades indígenas e três, de forma inédita, em comunidades quilombolas. Este ano foi realizado o  primeiro Empretec Indígena do Brasil, na Aldeia Ofaié, em Brasilândia.

A representante das comunidades quilombolas, Eva Patrícia Braga, enfatizou a capacidade do grupo. “Temos grandes potencialidades nas comunidades quilombolas. E precisamos que esse convênio também seja cada vez mais ampliado, porque nós somos hoje mais de 1.200 famílias quilombolas em Mato Grosso do Sul, divididas em 22 comunidades”, explicou.

O presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae MS, Mauricio Saito, pontuou que o Governo de Mato Grosso do Sul cumpre seu papel de Estado cidadão e inclusivo, não deixando ninguém para trás.

Sobre o Empretec Indígena

Em abril de 2024 foi realizado em Mato Grosso do Sul o primeiro Empretec Indígena do Brasil, e beneficiou 30 artesãs da Aldeia Ofaié, em Brasilândia, capacitando as participantes com competências empreendedoras e ajudando a consolidar ideias de negócio. Um dos resultados foi o atendimento ao evento EmpreendeFest 2024 do SEBRAE, com a confecção de 50 sacolas que integraram o kit corporativo entregue ao time de palestrantes.

Em novembro, outra edição do Empretec Rural Indígena ocorreu em Bela Vista, abrangendo 25 indígenas da etnia Guarani Kaiowá na Aldeia Pirakuá, que tem como uma das principais potencialidades a agricultura familiar. Diferentemente de Brasilândia, o Empretec aplicado na aldeia Pirakuá, em Bela Vista, não reuniu apenas mulheres. O público foi o mais distinto de todos, incluindo 13 homens e 12 mulheres, entre 19 até 66 anos.

Alexandre Gonzaga, Comunicação do Governo de MS
Fotos: Bruno Rezende

Populares da Semana

Estado não tem data para retorno presencial das aulas

As aulas na Rede Estadual de Ensino (REE) seguirão...

Prefeitura de Amambai e Associação de Piscicultores realizam abertura da 21ª Feira do Peixe Vivo

A Prefeitura de Amambai, por meio da Secretaria Municipal...

Mundo Novo participará da Copa Assomasul 2026 nas categorias masculina e feminina

#mundonovo A Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul...

Com 12 mortes por dengue em MS, Saúde monitora “acumuladores”

Em dois anos, 186 casos de pessoas “acumuladoras”, ou...

Vereador Gildo Amaral elabora Minuta de projeto para segurança nas escolas

Gildo Amaral, Policial Civil aposentado, e vereador mais antigo,...

Informativo rampa náutica do Centro Náutico Marinas

O Município de Guaíra por intermédio da Secretaria Municipal...

Três acampamentos são queimados com 1,8 tonelada de maconha

Três acampamentos usados por um grupo responsável pela produção...

71 jovens alistados passam por comissão de seleção do Exército Brasileiro em Iguatemi

A Comissão do Exército Brasileiro realizou na segunda-feira 21...

Entre flores e calor extremo, MS sente a conta da crise climática

Calor de até 43°C e a consequência de décadas...

Futsal movimenta o Módulo Esportivo com três partidas pela 8ª rodada

O Município de Guaíra, por meio da Secretaria Municipal...

Adolescente ferido em ataque com 3 vítimas tem morte cerebral e doa órgãos

Conforme apurado pela reportagem, família autorizou a retirada do...

Artigos Relacionados

Categorias Populares