9 de agosto de 2026

Aeronáutica realiza voo de inspeção no Aeroporto regional de Dourados

O Grupo Especial de Inspeção em Voo (GEIV), da Aeronáutica Brasileira realiza, no dia de hoje (10.12), voos no aeroporto regional de Dourados “Francisco de Matos Pereira”. O objetivo é verificar as condições de segurança do aeródromo, visando à sua homologação.

Segundo Luiza Deusdará, diretora de investimentos do Ministério de Portos e Aeroportos, a finalidade do GEIV, em última análise, é a homologação do PAPI (em Inglês “Precision Approach Path Indicator” – Indicador de Precisão da Trajetória de Aproximação, em Português), sistema que auxilia os pilotos no processo de aterrissagem, proporcionando um pouso preciso e seguro.

Luiza Deusdará afirma que, em média, dentro de aproximadamente uma semana, a Aeronáutca expedirá o relatório do procedimento no aeródromo douradense. Sendo aprovado, o aeroporto “Francisco de Matos Pereira” é cadastrado no site do GEIV, vinculado à Aeronáutica, o que corresponde à homologação do mesmo.

“Pedimos à Aeronáutica para que agilizasse o procedimento, a partir do qual, o aeroporto de Dourados será liberado para receber aviões de grande porte, como os jatos”, explica Deusdará. Segundo ela, ainda ficará faltando a homologação dos equipamentos de meteorologia, o que poderá acontecer nos próximos dias.

O deputado federal Geraldo Resende (PSDB-MS) comemora. “Estou muito feliz com mais esse encaminhamento. Todo esse tempo em que o aeroporto douradense ficou desativado, trouxe enormes prejuízos tanto para a população, quanto para o desenvolvimento de toda região da Grande Dourados. Estamos atentos, cobrando e fazendo a nossa parte que a reativação aconteça o mais breve possível”, destacou o parlamentar.

Crédito das fotos: Franz Mendes

Populares da Semana

Transtorno mental relacionado ao trabalho cresce em MS, sobretudo entre mulheres

Os casos de transtorno mental relacionados ao trabalho têm...

Prefeitura de Naviraí inicia obra de recapeamento asfáltico no Jardim Paraíso

Um dos bairros mais populosos de Naviraí, o Jardim...

Itaquiraí já tem 80% das obras de esgoto concluídas; previsão de término é até novembro

As obras do sistema de esgotamento sanitário em Itaquiraí...

Riedel inaugura refeitório da UEMS

A UEMS de Dourados inaugurou ontem (21) seu novo...

Encontro Estadual de Economia Criativa promove debates e avança no Plano Estadual

O Teatro Aracy Balabanian, no Centro Cultural José Octávio...

Rayssa é campeã da etapa carioca da Liga Internacional de Skate Street

Duas vezes medalhista olímpica, a maranhense Rayssa Leal deu...

Homem foge após agredir e tentar enforcar esposa em área rural de Bandeirantes

Uma mulher foi agredida pelo companheiro, com quem mantém...

Com quatro gols anulados, Bahia e Vasco não saem do zero no Brasileirão

Bahia e Vasco empataram sem gols na tarde deste...

Palmeiras se afoba, é contido pelo Inter e empata em casa

O Palmeiras foi contido pelo Internacional e empatou sem...

Jovem foi executado dentro de quarto com tiro na cabeça por facção rival

Samuel Oliveira dos Santos, de 26 anos, foi assassinado...

Inmet emite alerta amarelo e Campo Grande pode ter tempestade nas próximas horas

O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu um alerta...

Artigos Relacionados

Categorias Populares