24 de setembro de 2026

Jornada Ideação: Jovens Guairenses Propõem Inovações para o Turismo Local

Na última terça-feira, 3 de dezembro, o município de Guaíra, por meio da SETI (Secretaria Municipal de Tecnologia e Sistemas da Informação) e SEDE (Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Emprego), participou da premiação da oficina “Jornada Ideação: Ideias que Conectam”, com foco no tema Inovação Turística.
O evento realizado no Centro de Convivência da Melhor Idade Espaço Feliz contou com a participação de cinco equipes formadas por alunos do ensino médio e técnico de três instituições locais: Colégio Estadual Mendes Gonçalves, Colégio Estadual Presidente Roosevelt e Colégio Cívico-Militar Jaime Rodrigues.
A iniciativa foi conduzida pelo Grupo de Trabalho de Inovação (GT Inovação), vinculado à Câmara Técnica de Pequenos Negócios do PRODESG (Programa de Desenvolvimento Econômico e Emprego de Guaíra), com apoio do Sebrae – Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas e de parceiros do setor privado.
Ao longo de um dia inteiro de atividades, os jovens tiveram a oportunidade de desenvolver soluções inovadoras voltadas ao turismo local. As propostas foram apresentadas a uma banca de jurados composta pelo gerente Walter Fabiano da Cooperativa Sicoob de Guaíra, o empresário Allan Reis da Agência Status e Micro Vip Cursos de Guaíra e a empresária Ana Cláudia Folleto representante do Conselho Municipal de Turismo de Guaíra.
A equipe vencedora recebeu o prêmio de R$ 1.000 por sua proposta inovadora, enquanto todos os participantes concorreram a brindes, que incluíram quatro smartwatches. As ideias apresentadas ressaltaram o potencial criativo da juventude guairense e reforçaram a importância de fomentar o turismo como vetor de desenvolvimento.
Representantes do evento destacaram a relevância da Jornada Ideação. Guilherme Vitor de Souza Melo, agente de inovação do PRODESG, afirmou:
“Esse evento é uma plataforma para conectar nossos jovens ao potencial turístico da cidade e incentiva a criatividade e o empreendedorismo.”
Elizangela Rosa, representante do Sebrae, enfatizou:
“Foi incrível observar o talento desses jovens e o impacto que a inovação pode ter no futuro do turismo em Guaíra.”
A Jornada Ideação é importante na integração da juventude às discussões sobre inovação e empreendedorismo, promove a conexão entre ideias criativas e possibilidades reais de desenvolvimento para Guaíra.
DICSI: Texto e Foto: Lindomar Vantelino / Revisão: Cintia Marques

Populares da Semana

Vereadores de Eldorado apresentam em Campo Grande projeto de estacionamento para escola

O presidente da Câmara Municipal de Eldorado Devanir Pitton...

Carro sai da pista, bate em árvore e duas pessoas morrem em Amambai

Acidente ocorreu na noite desta quarta-feira na MS-386, em...

Itaquiraí avança na segurança com sinalização viária

A Prefeitura de Itaquiraí segue realizando melhorias na sinalização...

A Ford promove o retorno do Bronco

Para reviver o icônico modelo Bronco – produzido por...

Projeto Opus em Mundo Novo preparou mais 20 cidadãos para o mercado de trabalho

#Semcos O Governo de Mundo Novo, através das secretarias municipais...

Mundo Novo recebe André Puccinelli

O ex-governador André Puccinelli, candidato a deputado estadual, foi...

Dia da Árvore une conhecimento, plantio e educação ambiental em Guaíra

Celebrar o Dia da Árvore também é transformar conhecimento...

CRAS São Jorge promove encontro do PAIF em alusão ao Setembro Amarelo

O Governo de Mundo Novo, por meio da Assistência...

Eldorado articula assistência técnica para fortalecer a agricultura familiar

Na manhã de quarta-feira (23), representantes das secretarias municipais...

“Intervenção” judicial troca comando da Santa Casa após posse de presidente

Heitor Freire havia assumido comando ontem, mas Justiça nomeou...

Mulheres de Japorã concluem o curso de Confeitaria Clássica com sucesso total

Prefeitura, Sala do Empreendedor e Assistência Social realizaram a...

Artigos Relacionados

Categorias Populares