9 de agosto de 2026

Sem previsão de chuva, setembro será de altas temperaturas em MS

Previsão do Cemtec é que termômetros registrem temperaturas máximas acima de média histórica 

O mês de setembro será de altas temperaturas em todo Estado e sem previsão de chuva a curto prazo. Os dados foram divulgados nesta quinta-feira (29) pelo Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima de Mato Grosso do Sul) durante live da Operação Pantanal.

De acordo com a coordenadora do Cemtec, Valesca Fernandes, as condições meteorológicas do próximo mês favorecem a ocorrência de incêndios florestais em Mato Grosso do Sul, principalmente na região do Pantanal.

Antes de apresentar o prognóstico do próximo mês, a transmissão realizada pelo Governo de Mato Grosso do Sul mostrou que desta quinta-feira até sábado (31) a previsão é de tempo firme com sol e variação de nebulosidade na região do Pantanal.

Em Corumbá, a 428 km de Campo Grande, as temperaturas seguem altas podendo atingir 38ºC, sendo que as mínimas devem variar entre 20ºC a 26ºC. A umidade relativa do ar deve ficar entre 10 a 20%.

Dando ênfase em como será o tempo na região pantaneira, a coordenadora do Cemtec comentou que a partir de sábado deve ocorrer aumento da nebulosidade em Corumbá e Porto Murtinho. Essa condição, somada à falta de probabilidade de chuva, irá causar queda nas temperaturas.

Até segunda-feira (02), os termômetros devem registrar mínimas entre 14ºC a 20ºC e a máximas entre 25ºC a 34ºC. A umidade relativa do ar irá melhorar, podendo chegar a 30%.

Altas temperaturas – De terça-feira (03) em diante, o cenário muda e as temperaturas voltam a subir alcançando máxima de 40ºC na região, porém a previsão do Cemtec é que todo Estado registre altas temperaturas no próximo mês.

Ao que tudo indica, as temperaturas devem ficar acima da média histórica no Pantanal. A média é de 20ºC a 26ºC, ou seja, no próximo mês os termômetros ultrapassam esse número.

Enquanto as temperaturas irão ficar acima da média, Valesca Fernandes explica que o mesmo não ocorre em relação à previsão da precipitação que irá ficar abaixo da média histórica.

“A média histórica varia entre 80 a 100 milímetros de precipitação para todo Estado e na região pantaneira varia entre 40 a 80 milímetros. Os modelos de previsão mostram que as chuvas devem ficar abaixo da média histórica em todo Estado”, afirma.

O período de altas temperaturas e sem chuvas, conforme a coordenadora do Cemtec, favorecem a propagação de incêndios florestais. Em MS, 79 municípios seguem com decreto de emergência devido aos incêndios. – CREDITO: CAMPO GRANDE NEWS

Populares da Semana

Refis: contribuinte tem até 15 de junho para pagar dívida tributária com desconto de até 95%

Campo Grande (MS) – O Refis do ICMS foi prorrogado...

Itaquiraí – Homem morre em incêndio no Assentamento Indaiá

Um homem de 58 anos de idade, que não...

Ex-prefeito de Jaraguari tem contas reprovadas pelo TCE-MS

O TCE-MS (Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul)...

Polícia Militar de Iguatemi recebe do Conselho Comunitário de Segurança, balanças de precisão

O secretário de governo Antonio Biazus e o representante...

Homem morre após tentar furar barreira policial e capotar veículo na MS-156, em Caarapó

Redação Durante a Operação Carnaval, a Polícia Militar Rodoviária (PMR)...

Homem pede socorro e morre às margens da BR-262

Um homem ainda não identificado morreu à espera de...

Atingido em confronto com a PM morre a caminho de CRS

Robert Ortiz do Prado, de 33 anos, morreu a...

Caçada a chefes do narcotráfico mobilizou forças policiais por sete dias em MS

A operação de busca dos quatro bolivianos que estavam...

Suspeito de envolvimento em sequestro de bebê de 28 dias é preso na Capital

Um homem suspeito de envolvimento no sequestro da recém-nascida...

Paulo Corrêa lidera corrida eleitoral no PL

Pesquisa registrada sob os números MS-08317/2026 e BR-08403/2026, o...

Governo quer tirar mais dos estados para cobrir o rombo, adverte Azambuja

Se o Governo Federal procura elevar ainda mais os...

Artigos Relacionados

Categorias Populares