Abertura de empresas cresce 13% em Mato Grosso do Sul em 2024 na comparação com mesmo período de 2023

Mato Grosso do Sul registrou abertura de 4.828 empresas no mês de fevereiro deste ano, segundo o Indicador de Nascimento de Empresas da Serasa Experian. No Brasil, mais de 350 mil novas empresas foram criadas naquele mês, o que representa crescimento de 17,8% em comparação com o mesmo mês de 2023.

Em fevereiro de 2023, em MS, foram abertos 4.265 negócios, o que demonstra que, em fevereiro de 2024, houve crescimento de 13,2% na abertura de novas empresas. Os dados são os mais atuais levantados pela Serasa, e foram divulgados nessa semana.

No mês anterior, janeiro de 2024, foram 4.917 negócios abertos, o que representa abertura de 89 empreendimentos a menos de um mês para o outro.

Brasil

Nacionalmente, a maior parte dos CNPJs foram abertos no setor de Serviços (73,4%). A modalidade mais escolhida (72,7%) foi a de MEI (Microempreendedor Individual).

“Os dados refletem a uma conjuntura econômica favorável no Brasil, impulsionada por uma série de fatores. Primeiramente, a taxa de desemprego vem apresentando uma tendência de queda, o que sugere um mercado de trabalho mais robusto e confiante que, combinado ao ambiente de negócios dinâmico e políticas governamentais de apoio ao empreendedorismo, têm incentivado a abertura de novas empresas”, analisa o economista Luiz Rabi.

Ainda conforme o economista, a transformação digital acelerada também permite o crescimento desses números. “Muitos empreendedores iniciaram suas atividades com menor necessidade de capital inicial e barreiras de entrada reduzidas”, completa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here