Guaíra promove conscientização sobre prevenção ao abuso sexual infantil

A Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS) em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (SMED) realizou, durante todo o mês de maio, uma série de atividades educativas em alusão à Campanha Maio Laranja. A iniciativa, voltada para alunos da Educação Infantil 4 e 5 de toda a rede municipal de ensino, teve como objetivo a prevenção do abuso e exploração sexual infantil, que oferece informações valiosas de maneira lúdica e didática.
A programação incluiu uma peça de teatro baseada no livro “O Segredo de Tartanina”, que utiliza uma abordagem acessível e envolvente para tratar do tema. A história, narrada pela professora Marli Jardim, é centrada na pequena tartaruga Tartanina, que sofre abuso pelo Sr. Malvo, um polvo com dupla face: gentil e amável na presença de adultos, mas malvado e abusivo quando sozinho com Tartanina. Os personagens foram representados por fantoches, ação que criou uma atmosfera cativante e educativa para as crianças.
Além do teatro, a campanha contou com a música “O Seu Corpo é um Tesourinho”, composta por Quelly Silva. As crianças participaram ativamente, com a canção, que reforça a importância da proteção e conscientização sobre o corpo e os limites pessoais. A música complementou a mensagem da Campanha Faça Bonito, e enfatizou a necessidade de atenção e cuidado com as crianças.
Para consolidar o aprendizado, foi realizada uma atividade dinâmica com bonecos e cores de semáforo para distinguir entre o toque de carinho e o toque de abuso. As crianças colaram cores diferentes nos bonecos: verde para carinho, amarelo para atenção e vermelho para abuso sexual. Essa atividade prática ajudou os alunos a internalizar a diferença entre comportamentos apropriados e inadequados.
A Campanha Maio Laranja deste ano mostrou-se fundamental para a conscientização e prevenção do abuso sexual infantil, e utilizou métodos criativos e envolventes para educar as crianças sobre um tema tão sensível.
O Município de Guaíra agradece a todos os envolvidos na campanha e reforça a importância da continuidade dessas ações educativas para construir um futuro mais seguro e protegido para as crianças.
Para quem tem interesse nos serviços, cadastros, atendimentos ou a necessidade de sanar qualquer dúvida, entre em contato com a Secretaria Municipal de Assistência Social por meio do telefone (44) 3642–8657, ou se dirigir até o prédio que está localizado na Avenida Coronel Otávio Tosta, 34–62, Centro.
Para mais informações sobre a Educação no Município de Guaíra, entre em contato com a Diretoria de Educação, no telefone (44) 3642–9924, ou visite o Centro Educacional Amauri Lopes, localizado na Rua Rui Barbosa, n.º 455, próximo à ACIAG — Associação Comercial e Empresarial de Guaíra.
DICSI: Texto e Foto: Lindomar Vantelino / Revisão: Cintia Marques

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here