8 de agosto de 2026

Sefaz-MS participa de encontro nacional sobre modernização da gestão fiscal dos estados

Com o objetivo de coordenar e harmonizar os aspectos técnicos dos Programas de Modernização da Gestão Fiscal dos Estados e do Distrito Federal, representantes da Sefaz-MS (Secretaria Estadual de Fazenda) participaramm entre os dias 06 e 08 de março da 59 ª Reunião Ordinária da COGEF (Comissão de Gestão Fazendária) do Confaz (Conselho Nacional de Política Fazendária) em Aracajú, Sergipe.

As apresentações promoveram o desenvolvimento de ações de cooperação e integração entre os fiscos, buscando soluções de produtos, o intercâmbio de experiências e a gestão do conhecimento.

O coordenador de modernização e gestão estratégica, auditor fiscal da Receita Estadual Tadeu de Souza Lourenço Ferreira, reforçou a importância do encontro, sendo um importante instrumento de intercâmbio de soluções com foco em uma melhor gestão fiscal dos Estados.

“Precisamos promover o desenvolvimento, reconhecendo a existência de disfunções, quase inevitáveis em um país da dimensão e da diversidade do Brasil. Uma participação mais ativa e articulada dos servidores públicos, realmente comprometidos com a causa maior do interesse coletivo, melhora a gestão da informação e do conhecimento, contribui para a qualidade fiscal, promove a cooperação técnica, fortalece a gestão em rede e garante e efetividade de resultados na execução de programas. Temos como objetivo principal vencer o desafio da modernização, conciliando aspectos tecnológicos, tributários, financeiros, administrativos e de desenvolvimento pessoal”, declarou o coordenador.

O secretário estadual de Fazenda, Flávio César, ressaltou a qualificação do quadro permanente de pessoal como um dos pontos fortes da gestão. “Nosso Estado tem uma equipe econômica muito coesa. MS possui profissionais competentes que fazem parte do quadro permanente do Governo do Estado, o que faz total diferença em transformar propostas em realidade, melhorando a qualidade de vida das pessoas”.

Durante três dias, os participantes puderam tratar temas relevantes e de amplo contexto relacionados ao PROFISCO (Projeto de Modernização da Gestão Fiscal), Reforma Tributária, Gestão Fazendária dos Estados.

Na pauta do encontro foram debatidos: Cenário fiscal dos estados brasileiros, Reforma Tributária e os desafios da COGEF, Gestão dos investimentos públicos e sustentabilidade fiscal e ambiental, Ressarcimento de ICMS-ST: Evolução normativa e tecnológica, desburocratização e segurança jurídica, Arquitetura Big Data para Documentos Fiscais, entre outros.

Participaram das discussões representante e substitutos perante a COGEF, COGEF TI e membros da UCP (Unidade de Coordenação do Projeto) das Secretarias de Fazenda, Economia e Finanças dos Estados e do Distrito Federal.

A comissão conta com apoio de parceiros internacionais como o BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento), Eurosocial, CIAT (Centro Interamericano de Administrações Tributárias) e a OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico), o que vem assegurando aos fiscos estaduais brasileiros cooperação técnica de qualidade.

Diana Gaúna, Comunicação Sefaz
Fotos: Arthuro Paganini

Populares da Semana

Evento alusivo ao Outubro Rosa reúne servidoras da Vigilância em Saúde de Naviraí

A Gerência de Saúde da Prefeitura de Naviraí –...

Setor Tributário da prefeitura de Iguatemi agora conta com whatsapp para atender contribuintes

A Prefeitura de Iguatemi, por meio da Secretaria Municipal...

Bandidos amarram idosos, procuram cofre com ouro e fogem de caminhonete em MS

Casal de idosos foi assaltado a mão armada e...

Bovinos morrem em incêndio florestal na região norte de MS

Provocado possivelmente por falta de manutenção na rede de...

Polícia Científica de MS orienta idosos a reconhecer golpes digitais no Junho Prata

Ação do Núcleo de Computação Forense reuniu 22 participantes...

Homem pede socorro e morre às margens da BR-262

Um homem ainda não identificado morreu à espera de...

Atingido em confronto com a PM morre a caminho de CRS

Robert Ortiz do Prado, de 33 anos, morreu a...

Caçada a chefes do narcotráfico mobilizou forças policiais por sete dias em MS

A operação de busca dos quatro bolivianos que estavam...

Suspeito de envolvimento em sequestro de bebê de 28 dias é preso na Capital

Um homem suspeito de envolvimento no sequestro da recém-nascida...

Paulo Corrêa lidera corrida eleitoral no PL

Pesquisa registrada sob os números MS-08317/2026 e BR-08403/2026, o...

Governo quer tirar mais dos estados para cobrir o rombo, adverte Azambuja

Se o Governo Federal procura elevar ainda mais os...

Artigos Relacionados

Categorias Populares