7 de maio de 2026

Para não ficar dúvida: Emissão do novo RG em MS é gratuita

A CIN (Carteira de Identidade Nacional) ou ‘novo RG’ não é 2ª via do antigo documento

Boleto gerado no agendamento para emissão do novo RG, a CIN (Carteira de Identidade Nacional) em  tem confundido alguns sul-mato-grossenses, porém, segundo a Sejusp (Secretária de Estado de Justiça e Segurança Pública) nenhum valor é cobrado do cidadão. Ou seja, a emissão do novo documento é totalmente gratuita.

Mesmo que um boleto seja gerado, não é necessário o pagamento desse documento, já que é tudo de graça. O boleto gerado é apenas protocolar. Além disso, a CIN é um documento novo e não uma segunda via do RG atual.

Também não é preciso ter pressa ou desespero, caso não consiga agendar para fazer a CIN. O RG atual permanece válido até 2032 e só precisa ser substituído em caso de vencimento, roubo ou extravio.

Novo RG

O documento reúne todos os dados do brasileiro em um só lugar e a partir de agora serão integrados. A nova identidade segue padrões internacionais e possui o código MRZ, mesmo do passaporte, que permite a entrada em países do Mercosul com maior facilidade.

Vale lembrar que a CIN segue sendo impressa em papel-moeda em Mato Grosso do Sul, mas há expectativa que a partir de  seja impressa em cartão.

Conforme a lei federal, o novo prazo de validade será de cinco anos para  de 0 a 12 anos; e de 10 anos para pessoas de 12 a 59 anos. Para os idosos acima de 60 anos a validade é indeterminada.

Como tirar o novo RG?

  • Primeiro acesse o site da emissão na Sejusp. Basta clicar aqui – Por conta do volume de acessos, o site pode apresentar instabilidade.
  • Depois, clique em 1ª ou 2ª via (qualquer uma das opções abrirá o agendamento) – novamente, aqui trata-se apenas detalhes protocolares que ainda não interferem na emissão.
  • Escolha o endereço do posto de identificação mais perto de você – geralmente separado por municípios.
  • Escolha o dia e horário disponível que melhor se encaixe para você.
  • Por fim, preencha os campos com as informações pedidas e digite o código de segurança

Uma confirmação de agendamento será enviada para o email. No dia agendado, o morador precisa levar os documentos de CPF e certidão de nascimento ou casamento e divórcio. Outros documentos opcionais são: Certidão de Naturalização, NIS, PIS, PASEP, tipagem sanguínea e título de eleitor.

Versões física e digital

A CIN será emitida em duas versões: física e digital, que possuem o mesmo layout e segurança. A versão física, em papel ou em policarbonato, atende aos que não possuem acesso à internet, smartphones ou computadores. Já o documento em formato digital é obtido por meio do aplicativo GOV.BR, mas somente após a emissão da carteira física.

Para verificar a autenticidade do documento, a nova identidade contará com um QR Code, que poderá ser lido por qualquer cidadão e vai permitir checar se a identidade é autêntica e se foi furtada ou extraviada. Fonte: Midiamax

Populares da Semana

Prefeitura de Eldorado inicia ação contra dengue

Em Eldorado a Administração municipal iniciou ação para recolher...

Governo de Mundo Novo realiza pagamento de servidores nesta quarta-feira

O Governo de Mundo Novo anunciou o pagamento dos...

Delas Day: Governo de MS reforça protagonismo das mulheres no desenvolvimento do Estado

Palco de discussão e fomento ao protagonismo feminino na...

Saque do FGTS para nascidos em fevereiro e março começa hoje

A Caixa Econômica Federal inicia hoje (25) mais uma...

Senador Nelsinho Trad defende investimentos dos EUA para reduzir desmatamentos 

Por solicitação da Embaixada dos Estados Unidos no Brasil,...

Quadrilha com adolescentes que atravessava caminhonetes para o Paraguai é presa em MS

Grupo de 10 pessoas usava decodificadores para os furtos Um...

É amanhã: começa a 38ª Festa das Nações

#mundonovo O Governo de Mundo Novo convida toda a população...

JAPORÃ recebe Certificado no Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora

O município de Japorã recebeu, nesta terça-feira (05/05), o...

Contra tráfico e contrabando, lei oficializa criação de 6 varas federais em MS

Projeto foi aprovado na Câmara dos Deputados e prevê...

Homem furta Hilux em jogo do Santos e morre em confronto com o DOF

Caminhonete pertence a agricultor residente em Campo Grande, que...

Ciclone-bomba causa chuva de 200 mm e ventos de 100 km/h em Mato Grosso do Sul

Um ciclone-bomba se forma próximo ao Sul do Brasil...

Artigos Relacionados

Categorias Populares