6 de agosto de 2026

Com pai preso, criança que viu mãe agonizando vai ficar com a prima em Amambai

A criança de 4 anos que presenciou a mãe, Rosane Aguero, de 32 anos, agonizando antes de morrer com ferimentos causados por faca na tarde de segunda-feira (15) em Amambai, distante 351 quilômetros de Campo Grande, vai ficar com uma prima da vítima.

A suspeita pelo crime, Jaciele Morais Gauto, de 26 anos, passou por audiência de custódia ontem (16) na Justiça e vai continuar presa. À polícia, a mulher disse que a intenção não era matar Rosane, mas se defender das agressões. As duas consumiam bebida alcoólica em um bar quando começaram a discutir.

Conforme a conselheira tutelar Alba Regina dos Santos, o pai do menino está preso por homicídio e os pais de Rosane já faleceram. Ela já havia deixado em outras ocasiões o filho com a prima e tinha avisado que se caso acontecesse alguma coisa, queria que o menino ficasse com a parente.

Como Rosane chegou a ser socorrida pelo Corpo de Bombeiros, a criança não sabe da morte da mãe. No dia do fato, a Polícia Militar que foi a primeira a chegar acionou o Conselho Tutelar, que imediatamente foi para o local prestar assistência à criança. “Ela ainda não sabe, pensa que a mãe está no hospital. O menino vem recebendo todo o suporte necessário do conselho e vai ser acompanhado por um psicólogo”, afirmou Alba.

Ainda de acordo com a conselheira, a prima da vítima relatou que quando o menino era pequeno foi ferido pelo pai com uma facada e quase morreu. “Havia seis meses que Rosane tinha saído do presídio, onde também estava presa por homicídio. Enquanto isso, quem cuidava da criança era essa prima”, contou.

O conselho fez um termo de entrega e orientou a mulher, que vai ficar com o menino, sobre os procedimentos que deverá seguir daqui para frente.

Chocante – A imagem da criança ao lado da mãe agonizando foi divulgada pela página Kuñangue Aty Guasu, assembleia de mulheres Guarani e Kaiowá. Segundo a postagem, a briga que terminou em morte é resultado do alcoolismo que tomou força nos territórios indígenas de Mato Grosso do Sul.

Conforme a publicação, a Kuñangue Aty Guasu recebeu a imagem da família da vítima como um pedido de socorro. “Que haja um olhar humanizado e ações específicas para as mulheres Kaiowá e Guarani daquela região. A morte da mãe da criança de 4 anos, é a realidade de muitas famílias indígenas, é uma consequência de muitas situações de vulnerabilidades recorrentes, até chegar na fase extrema do alcoolismo”.

Caso – Conforme boletim de ocorrência, Rosane e Jaciele estavam na casa de uma terceira pessoa, onde ingeriam bebidas alcoólicas. Em determinado momento, segundo o dono do imóvel, elas começaram a discutir e foram expulsas do local.

Foi nesse momento que Rosane, que já estava com uma faca e do lado de fora da casa, desferiu um golpe contra Jaciele, que conseguiu desarmar a rival. Na sequência, Jaciele passou a desferir vários golpes contra a vítima, que atingiram o queixo e pescoço. Rosane caiu no chão e Jaciele ainda tentou correr, mas também estava ferida.

As duas foram socorridas pelo Corpo de Bombeiros e levadas para o Hospital Regional de Amambai, mas Rosane não resistiu aos ferimentos. Já Jaciele foi medicada e teve os ferimentos tratados. Na sequência, acabou presa em flagrante por homicídio e levada para a delegacia de Polícia Civil.

Em setembro de 2014, Rosane chegou a ser presa por envolvimento na morte de Eliezer Sebastião Rodrigues, de 22 anos. O jovem foi morto a facadas na Aldeia Limão Verde em Amambai. – CREDITO: CAMPO GRANDE NEWS

Populares da Semana

Menina de 12 anos desaparece ao tentar salvar irmãos em rio de MS

Lívia Gabriely, de apenas 12 anos, desapareceu no Rio...

Mais de 100 alunos do Cei Monteiro Lobato em Mundo Novo participaram de apresentação natalina

#Semcos Na noite da última segunda-feira (02), em Mundo Novo,...

Produção agropecuária de Mato Grosso do Sul deve chegar a R$ 68 bilhões em 2021

A produção agropecuária de Mato Grosso do Sul deve...

Secretária Veridiana reuniu-se com professores da Aldeia Porto

A Secretária de Educação de Japorã, Veridiana Barbosa, reuniu-se...

Número de casos novos de violência contra mulher ajuizados cresce 53% em 5 anos

Entre 2020 e 2025, o número de processos novos...

PF indicia 16 funcionários e ex-funcionários por acidente da Voepass

A Polícia Federal indiciou, nesta quinta-feira (6), 16 funcionários...

Gaeco mira alvo em Ponta Porã em operação contra organização voltada ao tráfico de drogas

Ponta Porã está entre as cinco cidades-alvo da Operação Véu...

Gestão do prefeito Vitor Malaquias tem aprovação de mais de 80% da população

Administração de Japorã foi avaliada exclusivamente por moradores do...

Artigos Relacionados

Categorias Populares