8 de agosto de 2026

Em conversa interceptada, Beira-Mar faz acusação e isenta PCC da morte de Rafaat

Conversa de lideranças do Comando Vermelho sobre rumos dos negócios na fronteira de MS foi interceptada 

Em conversa com o traficante, Márcio dos Santos Nepomuceno, o Marcinho VP, Luiz Fernando da Costa, o Fernandinho Beira-Mar, outro líder famoso do crime organizado no Brasil, isentou o PCC (Primeiro Comando da Capital) da responsabilidade por execução cinematográfica na fronteira de Mato Grosso do Sul com o Paraguai, a de Jorge Rafaat. O áudio inédito foi captado durante banho de sol no presídio federal de Porto Velho (RO), em 2016, logo após o assassinato do “Rei da Fronteira”.

Lideranças do Comando Vermelho, facção que domina o tráfico no Rio de Janeiro e é rival comercial do PCC, Marcinho e Beira-Mar debatiam os rumos que os negócios tomariam após a queda do comando na fronteira sul-mato-grossense, uma das principais rotas do envio de drogas do Paraguai para o Brasil.

Conforme a transcrição do áudio, divulgada pelo Portal Uol, nesta segunda-feira (18), Beira-Mar atribui a “Siciliano”, um dos apelidos de Gerson Palermo, outro “chefão do tráfico” que, assim como ele, já ficou preso em Campo Grande (MS), a ordem para matar Rafaat. O carioca diz para “VP” que Palermo era aliado do “Rei da Fronteira”, mas que se uniu a Sérgio Lima dos Santos para executar o até então parceiro comercial. Acusado de ser o autor dos disparos de metralhadora calibre 5 contra o carro blindado de Rafaat, Sergio foi condenado a 35 anos de prisão pelo assassinato, em 2018.

Para a investigação policial, a execução, na verdade, foi planejada em conjunto, pelo PCC e pelo Comando Vermelho. Num determinado momento da conversa, Beira-Mar até diz que um “irmão” – ou seja, integrante da facção da qual é líder – foi baleado na ação.

Os dois comentam também das relações que tinham com Rafaat. Marcinho VP reclama da postura do “Rei da Fronteira”, que cobrava “pedágio” para que outros traficantes passassem as cargas pela área dominada, e Beira-Mar conclui que o assassinato será bom para os negócios.

Confira a transcrição da conversa, divulgada pela reportagem de Herculano Barreto Filho, do Uol:

Fernandinho Beira-Mar – Aí! O “Siciliano” não está mexendo com chá [tráfico de maconha, segundo os investigadores], né?

Confira a transcrição da conversa, divulgada pela reportagem de Herculano Barreto Filho, do Uol:

Fernandinho Beira-Mar – Aí! O “Siciliano” não está mexendo com chá [tráfico de maconha, segundo os investigadores], né?

– CREDITO: CAMPO GRANDE NEWS

Metralhadora calibre 50 usada para matar Rafaat (Foto: Direto das Ruas)

Populares da Semana

Homem é preso com 1,8 tonelada de drogas em caminhonete furtada no MT

Na noite desta terça-feira (13) a equipe do TOR...

Prefeitura de Naviraí se reúne com entidades sociais para fortalecer parcerias e ampliar atendimentos

Em um encontro marcado pelo diálogo, sensibilidade e compromisso...

Mulher que matou o marido e feriu o atual companheiro é presa

Vanessa Alves da Rocha, de 33 anos, que responde...

Apoio aos pequenos produtores: Prefeitura de Itaquiraí auxilia na produção de silagem

A Prefeitura de Itaquiraí, por meio da Secretaria Municipal...

Homem pede socorro e morre às margens da BR-262

Um homem ainda não identificado morreu à espera de...

Atingido em confronto com a PM morre a caminho de CRS

Robert Ortiz do Prado, de 33 anos, morreu a...

Caçada a chefes do narcotráfico mobilizou forças policiais por sete dias em MS

A operação de busca dos quatro bolivianos que estavam...

Suspeito de envolvimento em sequestro de bebê de 28 dias é preso na Capital

Um homem suspeito de envolvimento no sequestro da recém-nascida...

Paulo Corrêa lidera corrida eleitoral no PL

Pesquisa registrada sob os números MS-08317/2026 e BR-08403/2026, o...

Governo quer tirar mais dos estados para cobrir o rombo, adverte Azambuja

Se o Governo Federal procura elevar ainda mais os...

Artigos Relacionados

Categorias Populares