25 de setembro de 2026

Em 45 anos de história, Mato Grosso do Sul ganhou 24 cidades e 1,4 milhão de habitantes

Mato Grosso do Sul completa 45 anos de criação em 2022. Neste período, ganhou 24 municípios e 1,469 milhão de novos moradores, considerando a estimativa populacional de 2021, em 2.839 milhões de pessoas. O Estado foi oficialmente criado em 11 de outubro de 1977, em uma ‘canetada’ do então presidente Ernesto Geisel que dividiu o Mato Grosso em dois.

Os municípios da região sul do Mato Grosso uno eram considerados os mais prósperos e pujantes economicamente na época da divisão. Porém, era  quem dava as ordens para os 93 municípios que existiam, causando insatisfação nas lideranças do sul. O impasse terminou com a divisão dos estados.

Corumbá, Porto Murtinho, Ponta Porã, Aquidauana, Miranda e Campo Grande eram os principais municípios de Mato Grosso do Sul em 1977, quando foi criado. A economia era baseada nos grandes latifúndios, que produziam gado e algumas culturas. O plantio da soja só foi inserido no Estado após alguns anos de pesquisa aplicada ao solo, que não era considerado propício na época.

A última série história de PIB (Produto Interno Bruto) levantada pelo IBGE, é de 1991, quando o acúmulo de riquezas do Estado somava 10.172 bilhões. Ao longo de 19 anos, em 2010, o PIB do Estado alcançou 106.943 bilhões. Descontada a inflação, o PIB teve crescimento de 607% no período.

O Governo do Estado estima que o PIB estadual chegue a 134,8 bilhões em 2022. Atualmente, a soma das riquezas de Mato Grosso do Sul é influenciada não mais só pela pecuária, mas principalmente pela produção de grãos, soja e milho, celulose e carnes, entre gado, aves e suínos.

Com o aumento populacional e as riquezas, o IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) também cresceu consideravelmente. Em 1991, era de 0,488 e o Estado ocupava o 8° lugar no ranking do país. Anos depois, em 2010, o IDH do Estado alcançou 0,729, sendo o 10° maior do país.

Populares da Semana

Em Ribas, Puccinelli apresenta pré-candidatos do MDB

Ouvindo a demanda da população de Mato Grosso do...

Secretaria de Aviação Civil autoriza licitação de novo terminal do aeroporto

A Secretaria de Aviação Civil (SAC), vinculada ao Ministério...

Atenção, moradores: caminhões da coleta seletiva passam por manutenção nesta semana

#mundonovo O Governo de Mundo Novo informa à população que...

Audiências do prefeito Léo na Capital garantem ambulância e UTI Móvel para Eldorado

O prefeito de Eldorado, Aguinaldo dos Santos-Léo, (PATRIOTA), passou...

Japorã reúne gestores da Educação

A prefeitura de Japorã, através da secretaria municipal de...

Mundo Novo recebe André Puccinelli

O ex-governador André Puccinelli, candidato a deputado estadual, foi...

Dia da Árvore une conhecimento, plantio e educação ambiental em Guaíra

Celebrar o Dia da Árvore também é transformar conhecimento...

CRAS São Jorge promove encontro do PAIF em alusão ao Setembro Amarelo

O Governo de Mundo Novo, por meio da Assistência...

Eldorado articula assistência técnica para fortalecer a agricultura familiar

Na manhã de quarta-feira (23), representantes das secretarias municipais...

“Intervenção” judicial troca comando da Santa Casa após posse de presidente

Heitor Freire havia assumido comando ontem, mas Justiça nomeou...

Mulheres de Japorã concluem o curso de Confeitaria Clássica com sucesso total

Prefeitura, Sala do Empreendedor e Assistência Social realizaram a...

Artigos Relacionados

Categorias Populares