Em Mundo Novo, cidade localizada no cone-sul do Estado, a Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) oferta, por meio do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) 2022, 64 vagas para os cursos de Agronomia (Bacharelado, 24), Ciências Biológicas (Licenciatura, 20) e Tecnologia em Gestão Ambiental (Tecnólogo, 20). As inscrições para participação no Sisu são gratuitas e devem ser efetuadas, exclusivamente pela internet, por meio do endereço eletrônico http://sisu.mec.gov.br , de 15 a 18 de fevereiro de 2022.
Na UEMS/Mundo Novo, os cursos de Ciências Biológicas e Tecnologia em Gestão Ambiental ofertam 12 vagas gerais, 4 vagas para candidatos(as) negros(as), 2 vagas para candidatos(as) indígenas e 2 vagas para residentes em MS. Já o curso de Agronomia oferta 15 vagas gerais, 5 vagas para candidatos(as) negros(as), 2 vagas para candidatos(as) indígenas e 2 vagas para residentes em MS. Somente poderão concorrer às vagas para os regimes de ações afirmativas os candidatos que tenham cursado integralmente o Ensino Médio em escolas públicas.
No total, a UEMS oferta 1.142 vagas em 58 cursos de graduação pelo SiSU 2022, em Unidades Universitárias presentes em 14 cidades de MS, para os candidatos que participaram das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021 (versão impressa, digital e reaplicação).
Confira a tabela de vagas com os cursos ofertados pela UEMS (Clique aqui)
Acompanhe a seleção em: http://www.uems.br/ingresso/sisu
Sobre os cursos
O curso de Ciências Biológicas na modalidade Licenciatura tem duração de 4 anos. Este profissional, uma vez formado, terá aptidão para dar aulas de Biologia, seja no ensino médio ou fundamental. Também pode trabalhar como docente em ciências e educador ambiental. Um outro campo para esse profissional são as secretarias de educação, onde ele pode atuar como consultor. O curso na UEMS de Mundo Novo será no período noturno.
O curso superior de Tecnologia em Gestão Ambiental forma tecnólogos com o objetivo de capacitar profissionais para o planejamento e gerenciamento de questões ambientais, relacionando o meio ambiente com questões econômico-tecnológicas e sociais envolvidas no desenvolvimento sustentável. A graduação também tem duração de 3 anos e o curso na UEMS de Mundo Novo é ofertado no período noturno.
O profissional formado em Agronomia poderá atuar em diferentes frentes de trabalho, como: órgãos de assistência técnica, assessoria e consultoria, públicos ou privados; professor universitário; empresas que desenvolvem e comercializam insumos, implementos e maquinários agrícolas; gestores de empresas rurais; órgãos de fiscalização; empresas de paisagismo e jardinagem; direção de obra e serviço técnico; vistoria, perícia, avaliação, experimentação, ensaio e divulgação técnica, extensão, sendo usualmente contratado por instituições públicas. O curso tem duração de 5 anos em período integral.
fonte: UEMS

