7 de maio de 2026

Em Campo Grande, 54% dos mortos por covid não tomaram nem a 1ª dose da vacina

Desde que a vacina contra covid foi disponibilizada para a população, mais da metade das mortes pela doença em Campo Grande foram de pessoas que não se imunizaram. De janeiro até metade de dezembro, foram 2.240 moradores que morreram por coronavírus e não tomaram ao menos a primeira dose da vacina. O número representa 54% do total de 4.115 óbitos registrados no município.

Seja por não terem tido a oportunidade ou por decidirem não se vacinar, a Sesau explica que a contaminação pelo vírus pode ter acontecido antes mesmo da pessoa ser elegível para a vacinação.

“Com a conclusão do esquema vacinal da população, o número de óbitos começou a decrescer no município, o que pode ser observado em maio, onde o total de óbitos de pessoas sem nenhuma informação sobre vacinação é quase a metade no mês anterior”, disse em nota. A partir da data em que houve a ampliação da vacina a todo o público elegível em Campo Grande, os dados mostram serem 35 óbitos sem registro de vacinação entre o início do mês de setembro, quando toda a população com 12 anos ou mais já poderia ser vacinada, e a data atual.

Vale lembrar também que pode não ter tido o registro sobre a aplicação da vacina após a morte, não sendo preenchida a parte do formulário destinada a esta informação. A SES (Secretaria de Estado de Saúde) disse que não tem um sistema próprio para filtrar as informações referentes aos óbitos de pessoas sem vacina e explicou que cada hospital tem a sua dinâmica. 

70% totalmente imunizados

Campo Grande atingiu 70% da população totalmente imunizada nesta quarta-feira (15), ou seja, 634.249 pessoas tomaram a segunda dose ou vacina de dose única na Capital. O marco é registrado após dois meses e meio de atingir 60% de imunização na população. 

Os dados mostram que 73,3% da população campo-grandense tomaram ao menos a D1, mas o problema é que muita gente está com a 2ª dose atrasada, conforme dados da Sala de Gestão.

A Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) aponta que 83.109 pessoas estão aptas para tomar a segunda dose, mas até agora não compareceram aos pontos de vacinação. A demora acaba prejudicando a proteção do organismo contra a doença. Além disso, caso as pessoas tivessem comparecido para tomar a D2, Campo Grande teria avançado no índice de cobertura vacinal. 

Uma reportagem publicada pela Folha de S. Paulo na última semana mostrou que apenas nove capitais brasileiras haviam atingido 70% da população imunizada — Campo Grande, que já foi líder nacional na campanha, ficou de fora na ocasião. Em MS, outras grandes cidades têm índice de imunização superior, como Dourados (73,3% imunizados) e Três Lagoas (72%), por exemplo. 

A Sesau reforça que mais de 40 locais de vacinação estão abertos diariamente e os plantões para a vacinação acontecem todos os finais de semana. Continuam disponíveis a 1ª, 2ª e 3ª doses da vacina e os plantões têm o objetivo de facilitar o acesso à vacina para quem não consegue ir até um destes locais durante a semana.

Populares da Semana

Agricultura de Mundo Novo incentiva pequeno produtor para produção no levantamento de canteiros

Nesta semana a Secretaria Municipal de Agricultura , realizou...

Ensino de qualidade: UEMS alcança recorde de 10.730 candidatos inscrições no Vestibular 2025

A UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul)...

Homem é espancado por 5 depois de se encontrar com ex-mulher de preso

Após ter encontros com a ex-esposa de um preso,...

Suspeitos de roubar carro são baleados por policial de folga no Aero Rancho

Dois suspeitos de roubarem um Ônix sedan foram baleados...

Crhistinne Maymone assume como secretária de Saúde em abril

A secretária-adjunta da SES (Secretaria de Estado de Saúde),...

Artigos Relacionados

Categorias Populares