16 de setembro de 2026

Governo sanciona lei que cria autoridade de segurança nuclear

O governo federal sancionou a lei que cria a Autoridade Nacional de Segurança Nuclear (ANSN). O texto, assinado pelo presidente da República, Jair Bolsonaro, foi publicado na edição de hoje (18) do Diário Oficial da União.

A nova estrutura, que tem sede no Rio de Janeiro, será responsável por monitorar, regular e fiscalizar como atividades e instalações nucleares no país. 

Segundo a Presidência da República, a ANSN surgiu a partir de um desmembramento da Comissão Nacional de Energia Nuclear (Cnen), que agora ficará responsável pelos trabalhos de pesquisa e desenvolvimento do setor.

De acordo com a presidência, a ANSN usará estrutura e pessoal pertinente para a Cnen e, por isso, não causará impacto no Orçamento da União.

Entre as atribuições da nova autarquia estão definir regras sobre segurança nuclear, proteção radiológica, segurança física das atividades e das instalações nucleares; regular e controlar estoques e reservas de minérios nucleares.

Além de licenças e autorizações para usinas nucleares, operadores de reator, pesquisas e para o comércio interno e externo de minerais e minérios.

“A criação da ANSN tem o objetivo de separar a pesquisa da regulação e, com isso, os requisitos de gestão e também obter mais celeridade nas atividades. Exigência da Convenção de Viena aderida pelo Brasil, a ANSN veio para cumprir o requisito de independência da autoridade nuclear, separando atividades que estavam sendo acumuladas pela Cnen “, informa nota da presidência.

“Além disso, permitirá que os setores de pesquisa e desenvolvimento e regulação atuem de forma separada com interlocutores distintos, trazendo benefícios para ambas as autarquias”, completou.

Populares da Semana

Secretaria promove encerramento de atividades da educação especial

Aconteceu na noite de quarta-feira (24), a cerimônia de...

Processo seletivo com 204 vagas para atuar no HRMS vai até a próxima terça-feira

O Hospital Regional de Mato Grosso do Sul está com 204...

Sem Carnaval de rua em 2022, escolas de samba de Campo Grande adaptam tradição ao online

O prefeito Marquinhos Trad anunciou, na sexta-feira (26), o cancelamento...

Atletas de MS fazem história na Paralimpíada de Paris-2024 e conquistam cinco medalhas para o Brasil

Os atletas sul-mato-grossenses foram protagonistas na Paralimpíada de Paris-2024,...

Irmão mata irmã comerciante e tira própria vida em MS

Caso aconteceu por volta das 14h20, dentro do comércio...

Riedel e Reinaldo Azambuja cumprem agendas no Cone Sul quinta e sexta

Nesta quinta e sexta-feira, 17 e 18 de setembro,...

Jogos Escolares reúnem 600 atletas em Sete Quedas

Em Sete Quedas os Jogos Escolares, uma realização da...

JAPORÃ: Sala do Empreendedor fortalece o empreendedorismo e impulsiona o desenvolvimento local

Órgão atua em várias ações e vertentes apoiando, orientando...

No atual mandato, Paulo Corrêa destinou R$ 5,2 milhões para 10 cidades do Cone Sul

O deputado estadual Paulo Corrêa (PL), 1º secretário da...

Artigos Relacionados

Categorias Populares