MS vacinou 64% da população acima de 18 anos com a primeira dose de imunizante contra Covid

Segundo o levantamento da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), Mato Grosso do Sul vacinou 64% da população acima de 18 anos com a primeira dose da vacina contra Covid-19 até (18) de julho, mantendo o Estado em primeiro lugar na lista de imunização do País.

O levantamento aponta que das 2.173.950 doses enunciadas pelo Ministério da Saúde, 2.122.443 foram aplicadas no Estado.

Últimas notícias

O índice de aproveitamento de doses utilizadas foi de 97% deixando o Estado acima da média nacional de 79% segundo a OPAS.

O Secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende, destaca que os números refletem os esforços do governo do Estado junto com os municípios para garantir a imunização da população do Mato Grosso do Sul.  

“Continuamos sendo exemplo para o país. A grande quantidade de doses refletidas o nosso trabalho árduo em vacinar os sul-mato-grossenses ”, disse.

Segundo a OPAS, Mato Grosso do Sul, juntamente com o Rio Grande do Sul e o Pará, apresentam os maiores percentuais de população alvo vacinada com uma segunda dose ou dose única.

Diferente dos dados da OPAS, o vacinômetro de Mato Grosso do Sul informa que 73% da população alvo da campanha de imunização contra a Covid já foi vacinada com uma primeira dose. 

Embora a diferença dos números, os dois dados são verdadeiros, mudando apenas o quesito de comparação.

Remessa de Vacinas

Mato Grosso do Sul receberá nesta segunda-feira (19) o novo lote com 103.910 doses de vacina contra Covid-19. A remessa é composta por 21.400 doses da Coronavac, 15.210 da Pfizer e 67.300 da AstraZeneca.  

O secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende, explicou sobre a distribuição estas doses.

“Vamos receber hoje a noite uma parcela e amanhã pela manhã outra parcela, serão empregadas em sua ampla maioria para prosseguir no processo de fazermos a D2, principalmente da AstraZeneca”.

De acordo com o secretário, a vacina Coronavac será distribuída para D1 e D2, enquanto a Pfizer será encaminhada conforme o Plano Nacional de Imunização (PNI) para que seja utilizado no processo vacinal da primeira dose.

Covid no Estado

Mato Grosso do Sul teve redução de 269% no número de mortes por Covid-19 no período de um mês, de acordo com números da Secretaria de Estado de Saúde (SES).

Dados do Boletim Epidemiológico da SES desta segunda-feira (19) revelam que 13 pessoas foram vítimas de Covid-19 nas últimas 24 horas.

Os números indicam uma queda de 269%. A média móvel de óbitos é de 22,3 nesta segunda e era de 47,0 há um mês.

As cidades que perdas de ontem (18) para hoje (19) são Campo Grande, Paranaíba Batayporã, Cassilândia, Maracaju e Paranhos.

São 339 casos de confirmados Covid-19 nas últimas 24 horas. Com isso, o Mato Grosso do Sul totaliza 348.632 testículos positivos desde o início da pandemia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here