11 de outubro de 2026

Isenção do IR para até R$ 5 mil: confira quanto a mais você pode receber no salário

Em Mato Grosso do Sul, cerca de 236,7 mil pessoas serão beneficiadas

O presidente Lula (PT) sanciona nesta quarta-feira (26) a isenção do IR () para quem ganha até R$ 5 mil mensais e descontos para rendas de até R$ 7.350. A medida passa a valer a partir de 1° de janeiro de 2026. Cerca de 16 milhões de brasileiros serão beneficiados.

De acordo com dados de 2023 divulgados pela Receita Federal, a novidade deve isentar 162,9 mil sul-mato-grossenses com renda mensal de até R$ 5 mil. Além disso, um grupo de 73,8 mil pessoas, com renda entre R$ 5 mil e R$ 7 mil, terá descontos. Ou seja, 236,7 mil pessoas serão beneficiadas no Estado.

Para quem ganha mais que R$ 7.350 mensais, a cobrança do IR segue sem mudanças. Trabalhadores com rendimento mensal de até dois salários mínimos (R$ 3.036) já estavam isentos, mas agora somam-se todos aqueles recebem até R$ 5 mil. Esse público não terá nenhum desconto no salário.

Já quem recebe até R$ 5.500 terá desconto de 75% na alíquota. Até R$ 6 mil, o desconto é de 50%; e até R$ 6.500, 25% de desconto. Já quem ganha mais de R$ 7.350 terá alíquota de 27,5%.

Confira quanto será a economia:

Quem tem salário bruto de exatamente R$ 5.000 atualmente paga R$ 312,89, mas terá o imposto zerado em 2026. A economia mensal é de R$ 312,89 e, anualmente, o acréscimo de renda será de R$ 4.170,82, incluindo 13° e férias. Confira os valores para outras faixas de renda:

Renda mensal bruta de R$ 5.500:
  • IR atual: R$ 436,79;
  • Novo IR: R$ 190,47;
  • Economia mensal: R$ 246,32;
  • Economia anual (inclui 13° e férias): R$ 3.283,45.
Renda mensal bruta de R$ 6 mil:
  • IR atual: R$ 562,63;
  • Novo IR: R$ 382,88;
  • Economia mensal: R$ 179,75;
  • Economia anual (inclui 13° e férias): R$ 2.396,07.
Renda mensal bruta de R$ 6.500:
  • IR atual: R$ 680,88;
  • Novo IR: R$ 567,70;
  • Economia mensal: R$ 113,18;
  • Economia anual (inclui 13° e férias): R$ 1.508,69.
Renda mensal bruta de R$ 7 mil:
  • IR atual: R$ 799,13;
  • Novo IR: R$ 752,53;
  • Economia mensal: R$ 46,60;
  • Economia anual (inclui 13° e férias): R$ 621,18.

Para calcular o que muda de acordo com o seu salário exato, acessa a calculadora do Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos): https://www.dieese.org.br/calculadoraIR.html. Fonte: Midiamax

Populares da Semana

Após seca, Hidrovia do Paraguai retoma capacidade de navegabilidade

Após um período de intensa seca no ano passado,...

Iguatemi – Contemplado do “Projeto Lotes Urbanizados” que não cumpriram os prazos estabelecidos serão notificados

Fonte-Kidão=Ascom/Igt. Visando diminuir o déficit habitacional e ajudar a população...

Riedel chega a Brasília e aparece “de mãos dadas” com Flávio Bolsonaro

Governador está com Tereza Cristina e Reinaldo Azambuja para...

Racha entre motos termina com morte de jovem de 18 anos em MS

Um jovem, identificado como Guilherme, de 18 anos, morreu...

Festa do Dia das Crianças reúne quase 3 mil pequenos em manhã de alegria em Sete Quedas

Com brinquedos, guloseimas e muita diversão, evento promovido pela...

Mundo Novo é a sétima cidade que mais gera empregos na indústria

Abrir uma vaga é assumir um compromisso com alguém....

Mundo Novo e Caarapó começam a decidir neste domingo o Conesul de Futebol 2026

Vilson Nascimento Mundo Novo e Caarapó começam a decidir neste...

Flávio tem vantagem de cinco pontos percentuais contra Lula no 2º turno, diz pesquisa

O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) aparece com cinco pontos...

Soraya Thronicke é condenada a indenizar vice de Flávio Bolsonaro em R$ 50 mil

Senadora por Mato Grosso do Sul, Soraya Thronicke (PSB-MS)...

Augusto Cury decide apoiar Flávio Bolsonaro no 2º turno das Eleições de 2026

O ex-candidato à Presidência Augusto Cury (Avante) decidiu apoiar...

Artigos Relacionados

Categorias Populares