Saca do milho dobra de preço em Mato Grosso do Sul

Mato Grosso do Sul projeta uma colheita mais enxuta na segunda safra 2020/2021. Com longo período de estiagem, uma oferta do grão deve ser menor em todo o País. 

Com aumento da demanda e queda na oferta, a saca do milho mais do que dobrou de preço no Estado.

Conforme o boletim Casa Rural, elaborado pela Federação da Agricultura e Pecuária de MS (Sistema Famasul), nas primeiras semanas de junho, o preço médio da saca com 60 kg do cereal era de R $ 85,75, alta de 129,95% em relação ao valor médio de R $ 37,29, mesmo período de 2020.  

Os preços do cereal estão sustentados pela valorização no mercado internacional. “Os vendedores e compradores estão cautelosos na realização de negócios e de olho no resultado da safra. 

A comercialização antecipada praticamente inalterada em relação à semana anterior mostra que os produtores estão com foco no acompanhamento das lavouras ”, detalha o relatório.

Ainda segundo o documento, as cotações não significam que o fornecimento está claro os valores. “Uma vez que há uma escassez de estoques de milho com o produtor neste momento”, avalia o boletim técnico.

As projeções para a colheita do milho safrinha conhecida.

Conforme estimativa do Sistema de Informação Geográfica do Agronegócio (Siga MS), uma projeção é colher 9.013 milhões de toneladas de milho. Queda de 15% em relação ao ciclo anterior, quando a safrinha atingiu 10.618 milhões de toneladas.  

A área plantada, no entanto, apresenta crescimento de 5,7% em relação ao ano anterior. Na safrinha 2019/2020, uma área semeada foi de 1.895 milhão de hectares, a estimativa para a safra atual é de 2.003 milhões de hectares.

Enquanto a produtividade estimada é de 75 sacas por hectare, ante 93 sacas por hectare colhidas no ciclo passado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here