“Berço da soja” de Mato Grosso do Sul, Maracaju comemora 97 anos

O município de Maracaju, localizado a 160km de Campo Grande, comemora nesta sexta-feira (11) seu 97° aniversário de emancipação político-administrativa.

Com pouco mais de 48 mil habitantes, a cidade nasceu da transferência de uma farmácia do município de Sidrolândia para a região onde atualmente se encontra Maracaju, a mudança foi feita a pedido dos moradores que enfrentavam um surto de malária.

Tempos depois, o dono da farmácia, João Pedro Fernandes, compreendeu a necessidade de instalar uma escola que até então não existia nas redondezas, com o apoio e ajuda da população, eles ergueram a “Sociedade Incentivadora de Maracaju”, em 1923.

Foi então que em 1928, a Lei Estadual n° 987, de 7 de julho, eleva o então povoado à categoria de vila com a denominação de Maracaju.

Atualmente o município é conhecido nacionalmente pela famosa Festa da Linguiça de Maracaju, criada em 1994, o evento traz fama a cidade e costuma receber até 25 mil pessoas anualmente durante suas edições.

Maior produtora de soja do estado de Mato Grosso do Sul, a cidade se consolidou em 2021 como o “berço da soja”, com 1 269 555,19 toneladas na safra. De acordo com o proprietário do Agronosso, Marcos Rondon, a prosperidade do município é imensa, tendo o PIB per capita como um dos maiores do país e gerando milhares de empregos todos os anos.

Devido ao atual cenário pandêmico, a prefeitura não divulgou a programação local de comemoração, mas prestigiou a cidade em rede social.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here