7 de outubro de 2026

Com apoio do Estado, Hospital do Pênfigo instala 10 novos leitos de UTI-Covid na capital

O governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SES) entregou na tarde desta segunda-feira (7), mais nove monitores multiparamétricos para o Hospital Adventista do Pênfigo, de Campo Grande. Com esses equipamentos, a unidade hospitalar vai montar 10 novos leitos de UTI-Covid.

A medida atendeu a um pedido da Secretaria Municipal de Saúde (SESAU), para atender à crescente demanda, oriunda do aumento de casos de Covid-19 na capital e outras regiões do Estado. A entrega foi feita pelo secretário estadual de Saúde Geraldo Resende, com a presença do secretário municipal de Saúde de Campo Grande, José Mauro. Os equipamentos foram recebidos pelo coordenador de Suprimentos do Hospital, Sérgio Becher.

Com os novos leitos, que devem ser ativados ainda nesta semana, o Hospital Adventista do Pênfigo passará dos atuais 30 leitos de UTI-Covid, já habilitados, para 40 leitos. Anteriormente, a Secretaria Estadual de Saúde já havia repassado à unidade, 10 camas hospitalares e 60 bombas de infusão, oriundas de doações da empresa JBS e de aquisição própria do Estado.

“Temos feito tudo o que está ao nosso alcance, para aumentar a quantidade de leitos, tantos de UTI quanto clínicos, para atender à população sul-mato-grossense. E vamos continuar fazendo, porém pedimos a compreensão e colaboração da comunidade, pois somente iremos vencer essa guerra se todos fizerem a sua parte e não apenas exigirem que o poder público e os profissionais de saúde tenham que combater o coronavírus”, afirma o secretário estadual de Saúde Geraldo Resende.

“Essa guerra é de todos nós”, salientou Geraldo Resende durante o ato de entrega dos equipamentos, agradecendo à diretoria do Hospital Adventista do Pênfigo pela iniciativa de disponibilizar sua estrutura para aumentar o número de leitos. Também destacou a parceria com Campo Grande e dos demais municípios de Mato Grosso do Sul na luta contra a pandemia.

Internações

Relatório produzido pela Diretoria Geral de Gestão Estratégica da Secretaria de Estado de Saúde aponta que, dos 5.051 pacientes de Covid-19 internados em hospitais de Campo Grande, de março a dezembro do ano passado, 87,8%, ou seja, 4.436, eram residentes no Município de Campo Grande.

Ainda durante 2020, a partir de março, 322 pacientes de Covid-19 internados na capital (o equivalente a 6,4%) declararam residência na microrregião de Campo Grande, compreendida, além da capital, por outras sete cidades: Sidrolândia, Terenos, Jaraguari, Bandeirantes, Corguinho, Rochedo e Rio Negro). Os pacientes oriundos dos 33 municípios da macrorregião de Campo Grande foram 265, o equivalente a 5,2% das 5.051 internações.

Também no ano passado, do total de pacientes de Covid-019 internados em Campo Grande, apenas 28 não foram oriundos de cidades pertencentes à macrorregião de Campo Grande que engloba ainda as cidades de Alcinópolis, Anastácio, Aquidauana, Bandeirantes, Bela Vista, Bodoquena,  Bonito, Camapuã, Caracol, Chapadão do Sul, Corguinho, Costa Rica, Coxim, Dois Irmãos do Buriti, Figueirão, Guia Lopes da Laguna, Jaraguari, Jardim, Maracaju, Miranda, Nioaque, Nova Alvorada do Sul, Paraíso das Águas, Pedro Gomes, Porto Murtinho,  Ribas do Rio Pardo, Rio Negro, Rio Verde, Rochedo, São Gabriel do Oeste, Sidrolândia, Sonora e Terenos.

Em 2021

Os percentuais comparativos entre pacientes que residem em Campo Grande àqueles que moram em outras cidades, nos cinco primeiros meses deste ano, praticamente se mantém em relação ao ano passado. Das 3.566 pessoas internadas em hospitais da capital, 3.114 declararam residência em Campo Grande, o equivalente a 87%. Os residentes na microrregião foram 260 (7,2%); os moradores da macrorregião somaram 163 pacientes (5%); e os oriundos de outras cidades foram 29 (0,8%).

Texto e foto: Ricardo Minella/SES

Populares da Semana

Pais, alunos e autoridades prestigiaram lançamento do Projeto Florestinha em Amambai

Com a presença de pais, alunos e autoridades, a...

Em evento no Paraná, Governo de MS destaca papel do cooperativismo na economia regional

O governador Eduardo Riedel destacou a importância e papel...

Pix por aproximação deixa de ter teto de R$ 500 a partir desta quinta

Cliente definirá novo limite com o banco O Pix por...

Amambai realiza live sobre direitos das empregadas domésticas

A prefeitura de Amambai realiza live no Facebook nesta...

Japorãense Raí Ramos é destaque no título do Ceará

Ceará venceu o Fortaleza nos pênaltis e sagrou-se campeão...

Quem assume? Confira a fila de espera para ocupar vaga na Assembleia de MS

Suplentes podem herdar cadeiras em caso de afastamento ou...

Campeonato de Futebol de Campo de Japorã realizará a 15ª rodada domingo no Jacareí

(Roney Minella – Assessoria de Comunicação – PMJ) Após 70...

Cinco pessoas são indiciadas por extorsão em golpe da falsa acompanhante

Investigados movimentavam dinheiro por Pix em Mato Grosso do...

Gigante chinesa escolhe cidade de MS para testar app concorrente do iFood

Três Lagoas integra expansão da Keeta para 21 municípios,...

Quadrilha movimentou R$ 4,5 milhões com cocaína trazida da Bolívia

Ficco-MG cumpre mandados de prisão e busca em Mato...

Artigos Relacionados

Categorias Populares