26 de setembro de 2026

Max Verstappen bate, Hamilton erra e Sergio Perez vence o GP do Azerbaijão

O mexicano Sergio Perez conquistou a sua segunda vitória na carreira, neste domino, ao vencer o GP do Azerbaijão de Fórmula 1.

O piloto da Red Bull fez uma prova consistente e contou com a batida do companheiro Max Verstappen e do erro do heptacampeão Lewis Hamilton, que ficaram fora da corrida.

O pódio ficou completo com o veterano tetracampeão Sebastian Vettel, em segundo, e o francês Pierre Gasly, da Alpha Tauri, em terceiro.

Com o resultado, Verstappen se mantém na liderança do Mundial, com 105 pontos, quatro à frente de Hamilton.

Perez alcançou os 69 pontos, superando Lando Norris (66), da McLaren e Charles Leclerc (52), da Ferrari. Valtteri Bottas, após mais uma prova omissa, acumula apenas 47 pontos.

Leclerc manteve o primeiro lugar na largada, mas como ele próprio já havia previsto após obter a pole, seria muito difícil suportar o ritmo de Mercedes e Red Bull.

Com isso, o piloto da Ferrari acabou superado por Hamilton na terceira volta, por Verstappen na sétima e também por Perez na oitava.

Na primeira troca de pneus, o trabalho da Red Bull nos boxes foi impressionante, ao fazer a troca de Verstappen em 1s9, contra 4s7 da Mercedes com Hamilton.

Com isso, o holandês voltou em segundo, à frente de Perez, com o britânico em quarto.

A liderança ficou para o alemão Sebastian Vettel (Aston Martin), que não assumia a primeira posição em uma prova desde o GP do Brasil, em 2019.

Ele apostou em pneus macios, mas que duraram apenas até a volta 19.

Verstappen assumiu a ponta e teve a ajuda de Perez para segurar o ímpeto de Hamilton, que era o terceiro e não tinha a colaboração de Bottas, apenas em décimo.

O ritmo alucinante da prova teve de ser quebrado com a entrada do safety car, na volta 32, após o canadense Lance Stroll, da Aston Martin, bater no muro. Foi o primeiro acidente da prova, depois das sessões de treino apresentarem uma série de incidentes.

Na relargada, após quatro voltas, os três primeiros lugares permaneceram com os mesmos donos, mas o destaque foi o alemão Sebastian Vettel, que com duas ultrapassagens sensacionais assumiu a quarta posição.

Mas o momento mais espetacular da prova estava reservado para a volta 46. O pneu esquerdo traseiro da Red Bull de Verstappen furou e o carro foi no muro. Ao sair do carro, o piloto, nervoso, deu um chute no pneu.

A direção de prova interrompeu a corrida com 3 voltas para o fim para a limpeza da pista após o acidente de Verstappen. Na nova largada, Hamilton forçou muito em cima de Perez e passou reto ao final da reta principal. Ele não deixava de pontuar desde o abandono no GP da Áustria de 2018.

Já o mexicano manteve a ponta nas três voltas finais e venceu pela segunda vez na carreira, com Vettel em segundo e Gasly em terceiro.

Veja a classificação do GP do Azerbaijão:

1º) Sergio Perez (MEX/Red Bull), em 3h33min56s620

2º) Sebastian Vettel (ALE/Aston Martin), a 1s385

3º) Pierre Gasly (FRA/AlphaTauri), a 2s762

4º) Charles Leclerc (MON/Ferrari), a 3s828

5º) Lando Norris (GBR/McLaren), a 4s754

6º) Fernando Alonso (ESP/Alpine), a 6s382

7º) Yuki Tsunoda (JAP/AlphatTauri), a 6s624

8º) Carlos Sainz (ESP/Ferrari), a 7s709

9º) Daniel Ricciardo (AUS/McLaren), a 8s874

10º) Kimi Raikkonen (FIN/Alfa Romeo), a 9s576

11º) Antonio Giovinazzi (ITA/Alfa Romeo), a 10s254

12º) Valtteri Bottas (FIN/Mercedes), 11s264

13º) Mick Schumacher (ALE/Haas), a 14s241

14º) Nikita Mazepin (RUS/Haas), a 14s315

15°) Lewis Hamilton (GBR/Mercedes, a 17s668

16º) Nicholas Latifi (CAN/Williams), a 42s379

Não completaram a prova:

George Russell (GBR/Williams)

Max Verstappen (HOL/Red Bull)

Lance Stroll (CAN/Aston Martin)

Esteban Ocon (FRA/Alpine)

Populares da Semana

Juventude “abraça” candidatura de Ney e Sandra

Em Itaquiraí, os candidatos a prefeito e vice, Ney...

Faça sua inscrição para o XXIX Torneio Internacional de Pesca Esportiva de Guaíra

Nesta quarta-feira (18), o Município de Guaíra convida todos...

Secretaria promove encerramento de atividades da educação especial

Aconteceu na noite de quarta-feira (24), a cerimônia de...

Processo seletivo com 204 vagas para atuar no HRMS vai até a próxima terça-feira

O Hospital Regional de Mato Grosso do Sul está com 204...

Aliados de Beto Pereira entregam 3.200 fraldas geriátricas no Lar São Francisco

O deputado federal Beto Pereira destinou verbas para a...

Vereador Neninha prestigia grande reunião de Paulo Corrêa na Capital

No maior evento da campanha até o momento, o...

Brasil promulga acordo de livre comércio entre Mercosul e EFTA

O Acordo de Livre Comércio entre o Mercosul e...

Médico do HC da USP de Ribeirão Preto é afastado após ironizar paciente com sobrepeso

Guilherme Lourenço Monteiro, médico residente do Hospital das Clínicas...

Conselho do MPF tem 3 votos para manter Gonet à frente do caso Master

O Conselho Superior do Ministério Público Federal (MPF) tem...

ASSENTAMENTO NOSSA SENHORA AUXILIADORA COMPLETA 27 ANOS DA SUA FUNDAÇÃO.

Hoje celebramos os 27 anos do Assentamento Nossa Senhora...

Informativo rampa náutica do Centro Náutico Marinas

O Município de Guaíra por intermédio da Secretaria Municipal...

Artigos Relacionados

Categorias Populares