Enquanto Secretário de Saúde diz que MS já vive a 3º onda, prefeito da Capital defende que ela nunca chegará

Enquanto o secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende afirma que Mato Grosso do Sul já sofre com a 3º onda da Covid-19, o prefeito de Campo Grande, Marcos Trad (PSD) “profetizou” que ela nunca chegará.

“A Bíblia diz que Deus fez o mundo com a palavra, e com a palavra eu profetizo e afasto toda e qualquer onda nesta cidade. Previsão, futurologia, tarólogo … não há de chegar 3º, 4º, 5º onda”, disse em coletiva de imprensa na manhã deste sábado (22), realizada para comemorar a marca de 1 milhão de doses aplicadas no Estado.

Resende, que também estava presente, relatado que na sexta-feira (22) não existem leitos de UTIs disponíveis no Estado, e que as UPAs, improvisadas para receber os pacientes com Covid-19 para desafogar os hospitais, já estão lotadas de pacientes.

“Eu acredito que vai ser a pior onda, sem ser alarmista, mas estou procurando fazer esse alerta, os indicativos estão bem claros”, disse ao Correio do Estado.

“Faço um apelo, nós não vamos poder fazer afrouxamento nenhum sobre as regras que levem ao isolamento social, porque se não vamos ter de fato muito mais mortes do que já estamos vivenciando. Ontem a central de regulação dos municípios voltaram a ter mais de 200 pessoas na fila para ter acesso a um leito de UTI “, completou.

Últimas notícias

Contudo, afirmado que vai pedir ao governador do Estado, Reinaldo Azambuja (PSDB) suporte econômico para os comerciantes na próxima dados comemorativa que movimento as vendas varejistas, o Dia dos Namorados.

“Quero deixar claro aos empresários que vivem da vida noturna, não da festa clandestina, que apoio do município sim. Dar a eles um pouco de oxigênio, porque eles também estão na UTI”, disse.

“Cautela sim, todavia hoje nos estamos com 96% da taxa de ocupação de leitos da nossa cidade, nenhum campo-grandense faleceu de Covid sem que estava dentro de um hospital”, completou o prefeito.

Apesar das discordâncias, o secretário parabenizou a Capital pela velocidade na aplicação das vacinas contra a Covid-19. “Estamos chegando a uma marca de 30% das pessoas imunizadas”.

Afinal, tem 3º onda ou não?

O Correio do Estado já havia noticiado nesta manhã que o cenário preocupa autoridades do Estado, especialmente o secretário do Estado de Saúde, Geraldo Resende.

Para o médico infectologista e pesquisador da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) Julio Croda, a terceira onda de contágio da Covid-19 será o pior cenário já visto no Estado. 

“Vai ser triste, e sem fechar tudo rapidamente, teremos pessoas morrendo em Unidades Básicas de Saúde sem a devida assistência”, afirmou.  

Conforme Croda, com as altas taxas de internações, conforme as próximas semanas serão delicadas. “Já estamos começando a terceira onda com uma taxa de ocupação de leitos hospitalares muito elevada”, reiterou.

De acordo com o boletim epidemiológico mais recente, o Estado registrou 1.954 novos casos da doença e 49 mortes nas últimas 25 horas.

São 225 pessoas na fila por leitos em Mato Grosso do Sul, ontem eram 202. Segundo a última atualização da central de regulação, 140 pessoas aguardam na macrorregião de Campo Grande, 123 delas só na Capital.

“Na fila de espera são pacientes por Síndromes Respiratórias Agudas Graves (SRAGs), podendo ser Covid ou não. Se é suspeita de Covid tem que fazer a internações e fazer todos os encaminhamentos para ter um diagnóstico correto ”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here