9 de agosto de 2026

‘Tomamos medidas, mas população não as adota’, diz Saúde sobre lockdown em MS

O secretário estadual de saúde, Geraldo Resende, declarou que o governador Reinaldo Azambuja (PSDB) é quem deve  tomar a decisão sobre um possível lockdown em Mato Grosso do Sul. “Já tomamos medidas, mas hoje vemos que a população não as adota”, declarou.

Na noite desta terça-feira (23), a Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) emitiu boletim extraordinário apontando que MS está com taxa de ocupação de leitos UTI (Unidade de Terapia Intensiva) em 106%, a maior entre todos os estados do país.

Ainda conforme o documento, os pesquisadores orientam que os estados  adotem lockdown por 14 dias para conter o avanço da doença e, consequentemente, diminuir as internações nos hospitais.

Para Geraldo Resende, a situação é crítica e exige a colaboração de todos. “Estamos no pior dos cenários, mas estamos vendo que infelizmente as pessoas não as adotam [medidas restritivas]”, pontuou.

Cenário crítico

O levantamento dos pesquisadores da Fiocruz coloca Campo Grande como a 2ª capital do país com maior taxa de ocupação em leitos UTI – 106%, atrás apenas de Belo Horizonte (107%). Esses números além de 100% significa que existem pacientes covid internados em leitos não habilitados para a doença.

Os pesquisadores indicam que os altos índices de ocupação retratam o colapso no sistema de saúde no atendimento a pacientes que precisam de cuidados complexos para covid. Por outro lado, também prejudicam o atendimento a pacientes com outros tipos de doenças.

O documento assinala que medidas mais rigorosas que estão sendo adotadas em algumas localidades são fundamentais para interromper a tendência de descontrole da pandemia, diminuindo os “efeitos sobre o sistema de saúde e poupando vidas”.

Populares da Semana

PF deflagra operação contra fraude no auxílio emergencial em MS

Com mandados de busca e apreensão em Ivinhema, cidade...

Homem é preso levando cocaína, fuzis, munições e silenciadores para SP

Para a polícia, o caminhoneiro afirmou ter carregado o...

Alvo de pistoleiros, jovem corre e mãe acaba atingida por tiro em MS

Uma mulher de 56 anos foi atingida por um...

Iguatemi – hoje tem cinema na praça, uma parceria prefeitura e Energisa

Fonte-Kidão-Ascom. O programa “Nossa Energia”, da Energisa, em parceria com...

MS Ativo investe R$ 11 milhões em asfalto em Eldorado e Naviraí

Governo de Mato Grosso do Sul segue avançando com...

Homem pede socorro e morre às margens da BR-262

Um homem ainda não identificado morreu à espera de...

Atingido em confronto com a PM morre a caminho de CRS

Robert Ortiz do Prado, de 33 anos, morreu a...

Caçada a chefes do narcotráfico mobilizou forças policiais por sete dias em MS

A operação de busca dos quatro bolivianos que estavam...

Suspeito de envolvimento em sequestro de bebê de 28 dias é preso na Capital

Um homem suspeito de envolvimento no sequestro da recém-nascida...

Paulo Corrêa lidera corrida eleitoral no PL

Pesquisa registrada sob os números MS-08317/2026 e BR-08403/2026, o...

Governo quer tirar mais dos estados para cobrir o rombo, adverte Azambuja

Se o Governo Federal procura elevar ainda mais os...

Artigos Relacionados

Categorias Populares