9 de agosto de 2026

Com 91 mortes por coronavírus em quatro dias e ampliação de leitos, MS tem 35 vagas em UTIs

Nesta segunda-fra (15), Mato Grosso do Sul registrou um pequeno alívio nas ocupações de s (Unidades de Terapia Intensiva) para Covid-19. Até o fim desta tarde, existem 35 vagas livres para novas internações no Estado. Os ltos ficaram disponívs após 91 mortes causadas pela doença em quatro dias e a ampliação destas unidades de internação.

Em 11 de março, MS registrava 99,51% de lotação das UTIs para Srag (Síndrome Respiratória Aguda Grave) e Covid-19. Eram apenas duas vagas livres para atender os 79 municípios. Agora, com queda de 7,1% nas ocupações, o Estado pode atender até 35 pessoas.

Os dados são do Painel Mais Saúde, alimentado pela  (Secretaria de Estado de Saúde), com atualização até às 17h10. Embora a notícia seja boa, é preciso ver o cenário completo da pandemia no Estado. De acordo com a tabela da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), MS ainda está em nível crítico de ocupações de s.

Além disto, em quatro dias foram confirmados 91  causados pela doença em todo o Estado. Assim, a letalidade que por muitos meses se manteve em 1,8, subiu para 1,9 nesta segunda-fra (15).

Por fim, de acordo com o boletim da , existem 832 pessoas hospitalizadas em MS. Em 15 dias, o Estado registrou agravo de 221 casos de coronavírus. Então, as internações subiram 36% desde o começo de março até esta segunda-fra (15).

Ocupação por cidades

Se visto individualmente, cada município com instalações hospitalares passa por situação preocupante. Das 16 cidades que possuem vagas de , 13 estão em estado crítico de ocupação. Então, destas, nove atingiram lotação máxima e duas enfrentam superlotação.

Os casos mais críticos são em Três Lagoas, que está com ocupação de 123,81% nas s para Srag e Covid-19. Ou seja, o município atende 26 casos graves de coronavírus, mas possui apenas 21 ltos registrados.

Na mesma situação, Corumbá está com 105,88% de lotação. Assim, na cidade que possui 17 ltos, uma pessoa com complicações graves de Covid-19 também está sendo atendida nas instalações hospitalares de forma improvisada.

Confira a lista de municípios com cenário crítico na ocupação de s para Covid-19:

  • Aparecida do Taboado 100% das 5 vagas existentes
  • Bataguassu 100%, das 5 vagas existentes
  • Campo Grande 87,69%, das 268 vagas existentes
  • Corumbá 105,88%, dos 17 ltos existentes
  • Costa Rica 100%, de 10 vagas existentes
  • Coxim 100%, de 5 vagas existentes
  • Jardim 100%, de 6 vagas existentes
  • Naviraí 100%, de 10 vagas existentes
  • Nova Andradina 87,5%, de 8 vagas existentes
  • Paranaíba 100%, de 10 vagas existentes
  • Ponta Porã 100%, de 20 vagas existentes
  • Sidrolândia 100%, de 5 vagas existentes
  • Três Lagoas 123,81%, de 21 vagas existentes

Populares da Semana

Homem pede socorro e morre às margens da BR-262

Um homem ainda não identificado morreu à espera de...

Atingido em confronto com a PM morre a caminho de CRS

Robert Ortiz do Prado, de 33 anos, morreu a...

Caçada a chefes do narcotráfico mobilizou forças policiais por sete dias em MS

A operação de busca dos quatro bolivianos que estavam...

Suspeito de envolvimento em sequestro de bebê de 28 dias é preso na Capital

Um homem suspeito de envolvimento no sequestro da recém-nascida...

Paulo Corrêa lidera corrida eleitoral no PL

Pesquisa registrada sob os números MS-08317/2026 e BR-08403/2026, o...

Governo quer tirar mais dos estados para cobrir o rombo, adverte Azambuja

Se o Governo Federal procura elevar ainda mais os...

Artigos Relacionados

Categorias Populares