7 de maio de 2026

Polícia flagra crime ambiental e três estão foragidos de fazenda que escravizava crianças em MS

Vídeos que circularam pela internet ajudaram a PMA (Polícia Militar Ambiental), a  e o MPMS (Ministério Público Estadual) a flagrar, na última quinta-feira (3),  e até trabalhadores em situação análoga à escravidão em uma propriedade rural em Nioaque, cidade a cerca de 180 km de Campo Grande. Um homem foi preso e três estão foragidos.

Os vídeos em questão atribuem ao governado Reinaldo Azambuja () a ordem de  e que o governador teria envolvimento com as propriedades. Numa das imagens, um operador de trator exibe toras de aroeira – que são protegidas de  por lei – arrancadas, que estavam sendo enterradas em valas para abertura de área de lavoura. Em outro, campos eram abertos às margens do Rio Nioaque, área de mata ciliar que também é protegida por lei.

Conforme a PMA, a investigação teve início após esses dois vídeos, que denunciavam  ilegal na fazenda Salto, viralizarem. De posse do material, a PMA constatou que apenas parte das denúncias seriam procedentes e em fiscalização constatou as irregularidades, como os troncos de aroeiras enterrados que constam no vídeo.

Polícia flagra crime ambiental e três estão foragidos de fazenda que escravizava crianças em MS

Além do , os arrendatários da fazenda, Wanderley Rodrigues da Costa e Wanilton Rodrigues da Costa, que estão foragidos, também estão sendo acusados de promover trabalho análogo à escravidão, uma vez que no local havia 15 pessoas de nacionalidade paraguaia – dentre elas, crianças – trabalhando em condições precárias e sem registro.

Apenas o gerente da fazenda foi preso, pelo crime de porte ilegal de arma. Também está foragido o operador de pá carregadeira, identificado como Danielson de Aguiar Oliveira. Segundo a PMA, as investigações da força-tarefa concluíram que, diferentemente do que dizem os vídeos, o governador Reinaldo Azambuja não teria relação com a fazenda Salto, em Nioaque, e nem com os arrendatários.

Fonte: Mídia Max

Populares da Semana

Com 1.884 casos em 24h, MS chega a 97,6 mil infectados e 1,7 mil mortes por coronavírus

Mato Grosso do Sul já soma 97.605 casos confirmados de...

Senador Nelsinho Trad é reconhecido por seu compromisso com a assistência social em Campo Grande

Representantes de 12 instituições sociais de Campo Grande se...

Município de Guaíra Abre Oportunidades de Estágio na Secretaria de Saúde

GUAÍRA – O Município de Guaíra, por meio da...

Neve impressiona em Santa Catarina e Rio Grande do Sul

Em Santa Catarina, as temperaturas ficaram na faixa dos...

Salário de dezembro será antecipado para 85 mil servidores em MS

Em Mato Grosso do Sul, 85 mil servidores públicos...

Artigos Relacionados

Categorias Populares