7 de maio de 2026

Estado tem 17 candidatos milionários que receberam auxílio emergencial

Com 155 candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereador que recebeu o auxílio emergencial, Mato Grosso do Sul tem, pelo menos, 16 candidatos milionários que, ainda assim, recebeu o benefício do governo federal, voltado a pessoas vulneráveis ​​que sem renda durante uma pandemia da Covid-19.  

lista dos candidatos que recebeu o auxílio emergencial foi divulgada nesta sexta-feira pelo Tribunal de Contas da União (TCU). Conforme o tribunal, entre os 155 candidatos que receberam o auxílio no Estado, todos têm patrimônio superior a R $ 300 mil.  

Em Mato Grosso do Sul, o postulante com maior patrimônio é o candidato a prefeito de Inocência, Antonio Angelo Garcia dos Santos, o Toninho da Cofap (DEM). Ele expresso R $ 6,4 milhões em bens à Justiça Eleitoral, entre eles, a Fazenda Macaúba, avaliada em R $ 5,7 milhões. Ele também possui R $ 126 mil em cabeças de gado; duas casas, uma de R $ 400 mil e outra de R $ 180 mil; e um carro de R $ 25 mil.  

Apesar de ter todo este patrimônio, Toninho da Cofap apurado R $ 1,8 mil de auxílio emergencial, conforme indica o Tribunal de Contas da União.  

O segundo maior milionário do Estado que confere o benefício da Caixa é o candidato a vereador em Paranaíba, Cleverson Antônio Queiroz Gonçalves, o Cleverson do Pelourinho (Republicanos). Ele herdado patrimônio de R $ 2,6 milhões e adicionado R $ 1,2 mil de auxílio. Ele tem uma parte em um prédio comercial, 10 terrenos, uma casa e ainda 30 hectares de terra.  

A candidata a vereadora pelo MDB, em Campo Grande, Silmara Félix (MDB) também tem mais de R $ 2 milhões em patrimônio. Ela oficialmente R $ 1,2 mil de auxílio do governo, mas tem um patrimônio de R $ 2,5 milhões.  

Além dela, há outros 12 candidatos, todos a vereador, que tem patrimônio de mais de R $ 300 mil, e ainda assim recebeu auxílio emergencial (baixe a lista ao final da reportagem).

VEREADORA

Silmara tem um imóvel comercial avaliado em R $ 2 milhões, mais outros bens. Ela se defendeu, porém, afirmando que devolveu o dinheiro. Ela também afirmou que, felizmente, nunca precisou e nunca melhorou tal auxílio e que solicitou a devolução. Uma candidata ainda encaminhou um comprovante.  

Jorge Justino Diogo, candidato a vereador em Brasilândia pelo PSD, tem um patrimônio de R $ 2,1 milhões, mas, ainda assim, arrematado R $ 1,2 mil de auxílio.  

Dilson Nunes (PDT), candidato a vice-prefeito em Bandeirantes, ex-um patrimônio de R $ 2.043.000,00, mas ainda assim assimilado a R $ 600 de auxílio emergencial.  

Há também o caso da candidata a vereadora em Iguatemi, Raquel Martins (DEM). O patrimônio dela aparece com quantias bilionárias na lista do Tribunal de Contas da União: R $ 1.200.001.946,10, para ser mais exato. Porém, R $ 1,2 bilhão seriam referentes a metade de um sítio na cidade. Por causa da possível inconsistência dos dados, o Correio do Estado acionou o Tribunal de Contas da União para esclarecer o número, mas não recebeu resposta. Pela mesma razão, o nome dela não foi incluído no infográfico em anexo nesta reportagem.  

 

BRASIL

A lista foi divulgada conforme determinação do ministro do TCU, Bruno Dantas. Em um cruzamento de dados feito pelo tribunal, foi possível identificar 10,7 mil candidatos nessa situação e outros 1,3 mil com patrimônio superior a R $ 1 milhão e que obtiveram o benefício durante uma pandemia do novo coronavírus.

Populares da Semana

Deputado Paulo Corrêa manifesta apoio a prefeita e vereadora vítimas de violência política no MS

“A violência contra uma mulher, é uma violência contra...

Dia Mundial da Água: ação promove recuperação de nascente em Eldorado

Em alusão ao Dia Mundial da Água (22 de...

Sobe para 14 número de notificações de suspeitas do novo coronavírus

A Sesau (Secretaria Municipal de Saúde Pública) atualizou para 14 o...

Mundo Novo – Futura Praça do Itaipu está sendo aterrada

#Semcos A futura Praça Vanderval de Queiroz Vieira já passou...

MUNDO NOVO:  Lídio Lopes e vereador Jader entregam 3 motos para Saúde

Em Mundo Novo a parceria entre o vereador Jader...

Tempo começa a mudar hoje e mínima pode chegar aos 5°C nos próximos dias

Cavado pré-frontal e formação de um “ciclone bomba” devem...

Após morte de paciente, outros 13 passam mal em clínica de hemodiálise em Campo Grande 

Pacientes denunciam que filtros seriam reutilizados no processo Novos pacientes...

Secretaria de Saúde amplia estratégia de vacinação contra chikungunya em Mato Grosso do Sul

Amambai, Batayporã, Douradina e Sete Quedas passam a integrar...

Quadrilha com adolescentes que atravessava caminhonetes para o Paraguai é presa em MS

Grupo de 10 pessoas usava decodificadores para os furtos Um...

É amanhã: começa a 38ª Festa das Nações

#mundonovo O Governo de Mundo Novo convida toda a população...

Artigos Relacionados

Categorias Populares