12 de julho de 2026

Casos começam a ter queda, mas recusa da população em fazer testes preocupa

Após meses no platô elevado, número de casos confirmados e mortes por Covid-19 apresentam desaceleração em Mato Grosso do Sul. No entanto, a recusa da população em realizar testes preocupa a Secretaria Estadual de Saúde.

“O número de de testes caiu sensivelmente. Há por parte da população uma não procura pelos testes e também uma negação em fazer teste” disse o secretário estadual de Saúde, Geraldo Resende.

Conforme Resende, atualmente há 393 testes em análise no Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen), bem abaixo da capacidade, que é de até 1,8 mil testes por dia.

Secretário afirma que essa baixa procura e recusa foi percebida, além da queda na realização dos testes, em conversa com os secretários municipais de saúde e a SES procura saber o que levou ao desinteresse.

“Estamos verificando esse dado novo que está se apresentando, muitas vezes a própria a recusa da população em fazer teste, isso é muito ruim”, afirmou.

Conforme boletim divulgado nesta terça-feira (13), nas últimas 24 horas foram confirmados 237 novos casos e nove mortes por Covid-19 no Estado, sendo duas em Campo Grande, e uma em Batayporã, Dourados, Jardim, Nova Alvorada do Sul, Paranaíba, Rio Negro e Sidrolândia

Média móvel de casos é de 361,4 por dia, enquanto a de óbitos está em 10,4.

“Esse número mostra que há uma desaceleração, com a possibilidade de termos um descenso significativo da doença em Mato Grosso do Sul. Os casos de hoje apontam para esse cenário”, acredita Resende.

Ainda segundo o secretário, essa desaceleração é fruto da taxa de contágio, que tem permanecido abaixo de 1%, atualmente em 0,96%.

“Há vários dias tem permanecido em 0,96 e isso é um bom sinal. A gente espera que ela possa permanecer por vários dias e, no final, teremos um decréscimo tão sonhado da pandemia no nosso Estado”, completou.

Secretário demonstrou, no entanto, preocupação com as aglomerações registradas durante o feriadão de Criação do Estado e Dia de Nossa Senhora Aparecida, que podem refletir em aumento de casos daqui há cerca de 14 dias, e pediu que a população mantenha as medidas de isolamento social e uso de máscaras.

De acordo com o boletim, Estado contabiliza 75.076 casos confirmados desde o início da pandemia, com 69.171 recuperados e 3.856 ativos. Mortes somam 1.449.

Outro dado positivo, segundo a secretária adjunta de Saúde, Christina Maymone, é a queda no número de internados, com 390 pacientes em leitos de hospitais.

“Em relação a situação dos casos internados é um dado bom. Sempre mantemos entre 450 a 550 internados. Semana passada observamos que os casos internados começaram a diminuir e realmente temos 390 casos em internação, é um dado positivo”, disse.

Taxa de ocupação de leitos na macrorregião de Campo Grande é de 68%, em Dourados 66%, Três Lagoas 38% e Corumbá 71%.

Populares da Semana

Com suspeita de covid, caminhoneiro é encontrado morto dentro de carreta na BR-163

José Carlos Leite, de 53 anos, foi encontrado morto...

Iguatemi – Famílias inscritas no cadastro único participaram de sorteio e foram contempladas com 05 geladeiras

Fonte-Kidão-Ascom. Após o cadastramento das famílias inscritas no Cadastro único...

Após bebedeira, homem é encontrado morto com perfuração de faca no pescoço em Naviraí

Eugenio Insfran Alfonzo, de 29 anos, morreu esfaqueado na...

MP da Carteira Verde e Amarela é aprovada na Comissão Mista

A comissão mista destinada a discutir a medida provisória...

Senador Nelsinho Trad garante recurso de R$ 549 mil para patrulha mecanizada para Itaquiraí

Senador  conquista R$ 27,1 milhões para Agricultura Familiar de...

MS tem a 3ª maior população indígena do país, mas só elegeu 6% na última década

Mato Grosso do Sul concentra a terceira maior população...

Morto pelo Bope já havia jurado matar policiais, diz comandante

O homem apontado como terceiro envolvido na morte do...

Segundo confronto em 30 horas termina com mais uma morte

Gabriel Henrique da Silva Claro Benites, de 21 anos,...

COWBOY DE AÇO: Fernando Rufino é Ouro no Canadá

O bicampeão paralímpico segue no topo! Fernando Rufino mostrou mais...

Cacau Show reinaugura loja em Eldorado

A CACAU SHOW REINAUGUROU UNIDADE EM ELDORADO A Cacau Show...

MOSTRA CULTURAL CELEBRA A ARTE E O TALENTO

Na noite da última sexta-feira (10/07), o Espaço Cultural...

Intervilas de Futebol define campeão de 2026 neste domingo em Sete Quedas

Acontecem na tarde deste domingo, dia 12 de julho,...

Artigos Relacionados

Categorias Populares