7 de maio de 2026

Bombeiros do Paraná vão ajudar no combate a incêndios no Pantanal

Trabalho de combate a incêndios no Pantanal ganha reforço com equipe do Corpo de Bombeiros do Paraná nesta quarta-feira (16). Os militares já estão em Campo Grande e devem ser enviados para a região das queimadas ainda hoje.

De acordo com o tenente-coronel Fernando Carminati, são 30 militares que vão dar apoio às equipes que já estão no local. Metade do efetivo será encaminhado para Corumbá e os outros 15 vão para Parque Estadual das Nascentes do Rio Taquari, conforme a demanda.

Na manhã desta quarta eles participam de uma reunião com o comandante geral que além de dar as boas vindas, dará as orientações necessárias e os militares seguem para os locais onde ficarão sediados.

O Pantanal enfrenta o maior incêndio florestal dos últimos anos, com pelo menos 1,4milhão de hectares devastados pelo fogo.

Situação de emergência –  No dia 14 de setembro o Governo do Estado decretou situação de emergência por 90 dias em Mato Grosso do Sul, por conta dos incêndios no Pantanal e destacou que é preciso adotar “respostas urgentes” para a situação.

Na ocasião foi citado que já são 1.450.000 hectares de áreas queimadas no Mato Grosso do Sul e que o mês de setembro ainda continua “crítico”, com ocorrências bem acima da média dos anos anteriores.

Com esta medida fica autorizado a mobilização dos órgãos estaduais, assim como atuação de pessoas voluntárias para conter os incêndios florestais. Também poderá fazer campanhas de doações para arrecadar recursos e ainda se permite entrar nas casas, para prestação de socorro ou evacuação.

O decreto também autoriza usar propriedades particulares, quando existir “eminente” perigo público. Ficam dispensadas as licitações para compra de materiais, contratações de pessoal em ações emergenciais para conter o aumento das queimadas.

– CREDITO: CAMPO GRANDE NEWS

Populares da Semana

Mato Grosso do Sul recebe novo lote com 97.500 doses contra a Covid-19 neste domingo

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) deve receber...

Itaquiraí – Careca destacou o sucesso da ExpoItaquiraí 2024

Entre os dias 9 e 12 de maio, a...

Lei de MS considera atividade religiosa essencial em pandemia e catástrofes

Lei estadual reconhece a atividade religiosa como essencial para...

Primeira Copa de basquete em Mundo Novo

#Esporte No último sábado (27), foi realizado a 1º Copa...

JAPORÃ recebe Certificado no Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora

O município de Japorã recebeu, nesta terça-feira (05/05), o...

Contra tráfico e contrabando, lei oficializa criação de 6 varas federais em MS

Projeto foi aprovado na Câmara dos Deputados e prevê...

Homem furta Hilux em jogo do Santos e morre em confronto com o DOF

Caminhonete pertence a agricultor residente em Campo Grande, que...

Ciclone-bomba causa chuva de 200 mm e ventos de 100 km/h em Mato Grosso do Sul

Um ciclone-bomba se forma próximo ao Sul do Brasil...

Senador Nelsinho Trad recebe emissários do Senado dos EUA

O senador Nelsinho Trad recebeu emissários da Comissão de...

Atenção Naviraí! A 3ª etapa dos 100 Dias de Castração está chegando

A partir do dia 11/05, os cadastros serão realizados...

Naviraí oficializa pedido ao MEC por curso de Enfermagem para o Campus da UFMS

Uma das agendas do Prefeito de Naviraí, Rodrigo Sacuno,...

Artigos Relacionados

Categorias Populares