Mato Grosso do Sul é o recordista brasileiro em apreensões de drogas

Faltando ainda 4 meses para acabar o ano, Mato Grosso do Sul já é recordista brasileiro de apreensões de drogas de 2020. 

Até agora como polícias estaduais tiraram de circulação mais de 512 toneladas de drogas, o que representa um aumento de 111% em comparação com o mesmo período do ano passado, quando foram apreendidas pouco mais de 243 toneladas de entorpecentes.

O total de drogas apreendidas este ano, o maior volume, 332,4 toneladas, foram tiradas de circulação no interior do Estado, especialmente naqueles qualificados na linha e faixa de fronteira com o Paraguai, durante as ações da Operação Hórus.

Grande parte das apreensões de drogas, mais de 180 toneladas, foram realizadas pelas equipes do Departamento de Operações de Fronteira (DOF), que também quebrou o registro histórico. 

O anterior, de 73,2 toneladas, foi registrado no ano passado pelo Departamento, que é diretamente subordinado ao secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública.

Para o diretor do DOF, coronel Wagner Ferreira da Silva, como grandes apreensões resultam deste ano se devem ao aprimoramento dos trabalhos de inteligência, bem como ao devotamento, comprometimento e expertise dos policiais do Departamento, combinados com uma política estadual forte de enfrentamento à criminalidade na fronteira.

A atuação do DOF foi elogiada pelo ministro da Justiça e Segurança Pública, André Mendonça, que em seu twitter publicou: “Parabenização os policiais e a Secretaria de Segurança Pública de Mato Grosso do Sul pela apreensão recorde de 33 ton de maconha. O Programa VIGIA do @ JustiçaGovBr seguirá dando todas as condições para que as quadro de segurança possa combater o crime organizado nas fronteiras! “.

Com a maior apreensão de drogas já realizada no Brasil, registrada no último dia 26, quando o DOF interceptou em Maracaju uma carreta com mais de 33,3 toneladas de maconha , o prejuízo ao crime organizado ultrapassa R $ 2 bilhões neste ano, apenas com as ações dos policiais do Departamento.

COMPARATIVO

O total de mais de 512 toneladas de drogas apreendidas em Mato Grosso do Sul, 1,7 toneladas é de cocaína. Deste tipo de droga houve uma queda de -45% em comparação com 2019, quando foram tiradas de circulação 3,1 toneladas da droga. 

Houve queda também nas apreensões de crack, até agora foram 146 quilos e no ano passado 353.

As apreensões de haxixe aumentaram + 106% este ano, com 146,3 quilos e de maconha + 111%, com mais de 501 toneladas, contra 238,2 toneladas apreendidas no ano passado. 

Outros tipos de drogas, que inclui aquelas sintéticas registraram alta de apreensões de + 1.263% em comparação com 2019. Este ano foram 8,3 toneladas e no ano passado 615 quilos.

Fonte: Correio do Estado

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here