25 de setembro de 2026

Economia do Estado foi uma das menos afetados pela pandemia no mês de julho

Mato Grosso do Sul foi um dos estados brasileiros menos afetado economicamente pela pandemia no mês de julho.

Os impactos sobre os rendimentos foram medidos pelas diferenças entre a renda média efetivamente recebida e a renda média habitualmente recebida.

Dados de todo Brasil foram analisados, de acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Covid-19 de julho.

A renda efetiva do Estado superou 92% da renda habitual, fazendo parte do grupo que menos foram afetados junto com o Acre e Distrito Federal, que obtiveram o mesmo resultado.

Já entre os estados mais afetados pela pandemia, com uma renda efetiva de somente 83,6% e 84,7% da renda habitual, foram Sergipe e Bahia, respectivamente.

Entre as regiões, no Nordeste, a renda efetiva subiu de 81,3% da habitual em junho, para 86,7% em julho. Enquanto o Centro-Oeste continua a região menos impactada, 89,7%.

O estudo mostrou ainda que cerca de 4,4 milhões (6,5%) de domicílios brasileiros sobreviveram no último mês apenas com a renda do auxílio emergencial pago pelo Governo Federal.

Entre os domicílios mais pobres, os rendimentos atingiram 124% do que seriam com as rendas habituais.

De acordo com o relatório da análise, o papel do auxílio na compensação da renda perdida em virtude da pandemia foi proporcionalmente maior que no mês anterior, principalmente nos domicílios de baixa renda, seja por faixa de renda ou por região.

“Pela primeira vez, desde o início da pandemia, o auxílio emergencial compensa em média mais que a diferença entre a renda efetiva e a habitual. Ou seja, entre os que permaneceram empregados, a renda média com o auxílio já é maior do que seria habitualmente”, disse, em nota, o economista Sandro Sacchet, autor da pesquisa.

Populares da Semana

Secretaria de Estado de Saúde distribui aos municípios 97.500 doses da vacina da Astrazeneca

A Secretaria de Estado de Saúde distribui nesta segunda-feira...

57º Aniversário do Distrito Doutor Oliveira Castro é Celebrado com Grande Festa

No último domingo (19), o Município de Guaíra, por...

Menina de 2 anos morre afogada em piscina durante confraternização de família em Campo Grande

Uma menina de 2 anos, identificada como Helena Nobrega...

Marido ateia fogo em mulher que tem 70% do corpo queimado

Foi preso em flagrante na manhã deste sábado (9),...

Garota revela que ela e irmã com microcefalia eram estupradas por padrasto em Campo Grande

Durante um encontro de família em Campo Grande, uma garota...

Mundo Novo recebe André Puccinelli

O ex-governador André Puccinelli, candidato a deputado estadual, foi...

Dia da Árvore une conhecimento, plantio e educação ambiental em Guaíra

Celebrar o Dia da Árvore também é transformar conhecimento...

CRAS São Jorge promove encontro do PAIF em alusão ao Setembro Amarelo

O Governo de Mundo Novo, por meio da Assistência...

Eldorado articula assistência técnica para fortalecer a agricultura familiar

Na manhã de quarta-feira (23), representantes das secretarias municipais...

“Intervenção” judicial troca comando da Santa Casa após posse de presidente

Heitor Freire havia assumido comando ontem, mas Justiça nomeou...

Mulheres de Japorã concluem o curso de Confeitaria Clássica com sucesso total

Prefeitura, Sala do Empreendedor e Assistência Social realizaram a...

Artigos Relacionados

Categorias Populares