8 de maio de 2026

Tribunal de Justiça condena empresa a pagar indenização por mau cheiro

Uma empresa de saneamento foi condenada a pagar indenização de R$ 15 mil a uma mulher. Isso porque ela reclama do mau cheiro causado pela estação de tratamento localizada no bairro onde mora. A decisão do Tribunal de Justiça do Mato Grosso do Sul (TJMS) foi dada em unanimidade.

Segundo a nota, “ficou comprovado em provas testemunhais, inclusive pelo engenheiro que atende a empresa, que existe o mau odor na vizinhança da estação de tratamento de esgoto e que a situação causa transtornos, colocando os moradores sob condições insalubres”.

A ação movida pela moradora pede adequação das instalações para eliminar o cheiro ruim, bem como pagamento de indenização por danos morais. De acordo com o processo, a moradora reside em uma casa próxima à estação de tratamento e, em razão do mau funcionamento, um odor exageradamente forte se alastrou por toda a vizinhança.

Ao se defender, a empresa sustenta que a condenação não deve prevalecer, pois a atividade é de interesse público e o mau odor causado é específico. Ela afirma ter tomado todas as medidas necessárias para amenizar o incômodo. Além disso, as estações de tratamento de esgoto existem com a finalidade de evitar contaminações e, como alternativa, buscou a reduzir o valor da indenização.

Desembargador Julizar Barbosa Trindade, relator do processo, lembrou que a Constituição Federal prevê que prestadoras de serviços públicos responderão pelos danos causados a terceiros. No entender dele, concessionárias ou permissionárias de serviços públicos são obrigadas a fornecer serviços eficientes e seguros.

O magistrado observou ainda que a estação de tratamento de esgoto foi instalada quando já havia moradores na região, devendo se precaver de possíveis danos que poderia ocasionar à vizinhança. O juízo reconheceu que, apesar de a empresa ter tomado as providências, o mau cheiro é inerente à atividade desempenhada, mas não exclui responsabilidade e indenizou a autora por danos morais.

Populares da Semana

Controle de Endemias realiza coleta de pneus usados descartados em locais errados em Iguatemi

Fonte-Kidão Ascom/IGT-MS A Secretaria Municipal de Saúde, através do Setor de...

Estudantes podem se inscrever para o Clube de Ciências do Bioparque Pantanal até segunda-feira

Estudantes e professores de Mato Grosso do Sul intressados...

Prefeitura de Tacuru adquire Semi UTI Móvel com recursos próprios

O prefeito de Tacuru, Rogério Torquetti, juntamente com o...

Rose Modesto bate o martelo e escolhe Roberto Oshiro como vice para disputar prefeitura de Campo Grande

A pré-candidata à prefeitura de Campo Grande, Rose Modesto...

ALMS apoia ações do Setembro Amarelo

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, sob...

Artigos Relacionados

Categorias Populares