8 de maio de 2026

Lei sancionada dá prioridade a profissionais essenciais para testes de covid-19

O presidente Jair Bolsonaro sancionou a lei que garante a prioridade na realização de testes da covid-19 para profissionais essenciais ao controle de doenças e à manutenção da ordem pública, que estiverem em contato direto com portadores ou possíveis portadores do novo coronavírus. De acordo com a Lei nº 14.023/2020, publicada hoje (9) no Diário Oficial da União, esses trabalhadores deverão ser tempestivamente tratados e orientados sobre sua condição de saúde e o retorno ao trabalho.

Durante a pandemia, o poder público e os empregadores ou contratantes desses profissionais fornecerão, gratuitamente, os equipamentos de proteção individual (EPIs) recomendados pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), de acordo com os protocolos indicados para cada situação. A lei abrange profissionais que trabalham ou sejam convocados a trabalhar nas unidades de saúde durante o período de isolamento social ou que tenham contato com pessoas ou com materiais que ofereçam risco de contaminação pelo novo coronavírus.

De acordo com o texto, são considerados profissionais essenciais aqueles que atuam nos sistemas de saúde, segurança e assistência social e outros, como cuidadores idosos, pessoas com deficiência ou com doenças raras; biólogos, biomédicos e técnicos em análises clínicas; coveiros e demais trabalhadores de serviços funerários e de autópsias; profissionais de limpeza e que atuem na cadeia de produção de alimentos e bebidas; aeroviários e controladores de voo.

– CREDITO: CAMPO GRANDE NEWS

Populares da Semana

Hilux atinge carro no acostamento e funcionário é arremessado para matagal

O funcionário de uma empresa de 23 anos, que...

Esposa quebra para-brisas de 6 carros da oficina do marido em Campo Grande

Uma jovem de 21 anos quebrou ao menos 6...

Alunos da Escola Iolanda Ally tem aulas práticas em Agronegócio

Os alunos da turma do 2º ano do Ensino...

Crise não paralisa obras habitacionais e mais de 20 mil casas já foram entregues em MS

Cuidar da questão habitacional é um compromisso do governador...

Artigos Relacionados

Categorias Populares