7 de maio de 2026

Juntos contra o coronavírus: empresários, associações e instituições realizam doações e serviços

Campo Grande (MS) – De termômetros à produção de álcool 70%, incluindo confecção de Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s). É deste modo que instituições, empresas, população e associações se unem e, por intermédio de doações e serviços, apoiam as ações de combate ao coronavírus desenvolvidas pelo Governo do Estado.

Em Dourados, por exemplo, três irmãos de uma indústria de fertilizantes chamada Adubos Fertipol, fizeram a aquisição de 50 termômetros digitais e os doaram para a Secretaria de Estado de Saúde (SES). Este material é utilizado nas 13 barreiras sanitárias no Estado, assim como no Aeroporto Internacional de Campo Grande, e ajudará no controle dos casos suspeitos, uma vez que a febre é um dos sintomas de contaminação do Covid-19.

Para um dos proprietários da empresa, Alexandre Saad Lorenzini, se cada um que puder fizer sua parte, a pandemia poderá ser controlada mais rapidamente. “É necessário que neste momento difícil todos estejamos unidos”.

Do mesmo modo, a campanha preventiva do Corpo de Bombeiros, juntamente com o Hospital Regional, motivada pela própria população para aumentar o estoque de produtos hospitalares, iniciada no dia 24 de março, até o momento já arrecadou mais de 150 itens, entre 13,7 mil máscaras (de vários tipos: tecidos, descartáveis, etc.), mais de 27 mil luvas de diversos tamanhos, 650 agulhas, 267 aventais/jalecos, blusas e calças privativas, 978 macacões e 16 termômetros, além de toucas, fraldas descartáveis infantis e geriátricas, álcool, TNT, óculos de segurança, entre outros materiais.

Doações incluem álcool em gel e outros materiais hospitalares

Por parte do setor produtivo, uma iniciativa ganhou notoriedade tanto pelo volume como pela união de esforços entre o meio rural, industrial e órgãos públicos. As usinas, por meio da Associação dos Produtores de Bioenergia de Mato Grosso do Sul (Biosul) doaram 200 mil litros de álcool ao Estado, sendo que o envasamento e transformação do álcool em 70% ficou por conta da Bamboa. Da parte da administração estadual, a articulação dessa parceria foi conduzida pela Semagro, enquanto a SES está encarregada da distribuição do produto nas secretarias municipais e em unidades hospitalares.

“As unidades industriais associadas à Biosul ficam orgulhosas de participar desse esforço, que reúne outros setores, na prevenção e contenção do Covid-19 em nosso Estado”, afirma o presidente da associação, Roberto Hollanda Filho.

Ainda mais recente, nessa terça-feira (31), a empresa Cortex, do ramo têxtil de Três Lagoas, fez a doação de mais um lote de tecido para fabricação de máscaras para utilização em procedimentos de saúde.

A ação foi acompanhada e intermediada pelo Comitê de Gestão e Monitoramento das Ações de mitigação dos efeitos da pandemia Covid-19, coordenado pela Semagro. O material é repassado à Agência Estadual de Administração Penitenciária (Agepen), que utiliza mão de obra dos detentos das unidades masculina e feminina para a confecção de EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) para médicos e enfermeiros das unidades de saúde do Estado.

Ação na Agepen resulta na confecção de máscaras

“Esse é o segundo lote de material doado pela Cortex para a confecção de máscaras para uso dos profissionais da área de Saúde e todas as pessoas que estão trabalhando nas medidas de prevenção da doença. É mais uma ação articulada pelo Comitê de Gestão e Monitoramento das Ações de mitigação dos efeitos do coronavírus, coordenado pela Semagro. Estamos recebendo o apoio de vários empresários nesse momento e auxiliando na adoção de protocolos de segurança para garantir a saúde dos trabalhadores, o emprego e a produção”, comenta o secretário Jaime Verruck.

Trabalho da Agepen

O Governo do Estado, por meio da Agepen e parceiros entregou, nesta semana, o primeiro lote de uniformes e materiais de proteção individual produzidos pelos internos do presídio de Segurança Máxima. Ao todo foram entregues 49 uniformes (composto por capotes, coletes, calças e propés) para os profissionais de saúde do Hospital Regional de Mato Grosso do Sul. A meta é que também sejam produzidas, diariamente, cerca de três mil máscaras de TNT.

Na avaliação do titular da SES, Geraldo Resende, isso mostra o comprometimento de instituições públicas e privadas no combate à pandemia. “Estamos todos juntos. O que importa é a solidariedade”.

Ana Brito – Subsecretaria de Comunicação 

Fotos: Divulgação

Fonte: Portal do MS

Populares da Semana

Governador se reúne com ministro Renan Filho para tratar de concessão de rodovias em MS

O governador Eduardo Riedel (PSDB) cumpre agenda em Brasília nesta terça-feira (7) onde...

‘Ônibus da Vida’ vai ampliar rede de doação no Estado, diz Geraldo Resende

Por meio de recurso federal de Transferência Especial do...

Que venham para disputa, desafia Nelsinho sobre adversários em Campo Grande

Com o embate pela prefeitura de Campo Grande se...

Sete Quedas tem reforço de investimentos do Estado em infraestrutura e habitação

Situado no extremo Sul de Mato Grosso do Sul,...

Artigos Relacionados

Categorias Populares