25 de setembro de 2026

Escolas cívico-militares na Capital têm mil vagas e disciplina de nacionalismo

Militares da reserva como tutores e a oferta de disciplina extra de “Educação para Cidadania” está entre os diferenciais dos colégios sul-mato-grossenses cadastradas no Pecin (Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares), do governo Federal, em 2020. Conforme a SED (Secretaria de Estado de Educação), ao menos inicialmente, o funcionamento será semelhante ao das outras escolas da rede estadual de ensino.

Duas escolas de Campo Grande participam do programa e já têm mais de 1 mil alunos matriculados nos ensinos Fundamental e Médio. As aulas nas escolas estaduais Alberto Elpídio Ferreira Dias – Prof. Tito, localizada no Jardim Anache, e Marçal de Souza, no Jardim Los Angeles, estão previstas para começar na próxima segunda-feira, dia 2 de março. Nas demais unidades do Estado, as aulas começaram no dia 19 de fevereiro.

A diferença na estrutura curricular está na inclusão de uma disciplina chamada “Educação para a Cidadania”, voltada para o estudo do civismo e valorização de símbolos nacionais, entre outros, que será ministrada por professores com formação nas áreas de Sociologia, Filosofia ou História.

Preocupação com a oferta de novas disciplinas está entre as principais críticas dos opositores ao projeto. O temor tem origem em medidas adotadas durante a Ditadura Militar, no Brasil, entre 1964 e 1985.

O Decreto Lei 869/68, tornou obrigatória no currículo escolar brasileiro às disciplinas de Educação Moral e Cívica, juntamente com a disciplina de Organização Social e Política Brasileira (OSPB), em substituição a Filosofia e a Sociologia. Instituídas em contexto de censura e repressão, elas ficaram marcadas por darem respaldo ao regime autoritário ao exaltar o nacionalismo e o civismo dos alunos.

Conforme a Sed, a nova disciplina incluída nas escolas cívico-militares será extra e não irá substituir nenhuma outra das já previstas na grade curricular.

Escolas Estadual Marçal de Souza, no Jardim Los Angeles, é uma das que está no programa do governo Federal (Foto: Paulo Francis)
Escolas Estadual Marçal de Souza, no Jardim Los Angeles, é uma das que está no programa do governo Federal (Foto: Paulo Francis)

Tutores – A escolas também irão contar com oficiais militares, do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar, no quadro de funcionários, como “equipe de apoio”. Ou seja, eles não estarão dentro da sala de aulas, mas atuarão como membros da equipe de gestão.

Desde o começo do ano, uma série de publicações no Diário Oficial do Estado designa reservas para atuar nestas unidades.

A gestão das escolas continuará sendo de responsabilidade da SED, que terá, abaixo da direção da escola, um responsável pedagógico e outro da área militar, que vai coordenar os trabalhos do Programa no ambiente escolar.

Apesar de o calendário escolar contar com 200 dias letivos, como nas outras escolas, haverá mais sábados letivos nas escolas geridas em parceria com os militares. Será 17 dias, contra 5 nas demais unidades da rede estadual.

Recursos – A ordenação de despesas também será da SED. Cada escola que adere ao programa recebe R$ 1 milhão do governo, provenientes do Ministério da Defesa, para pagamentos dos militares, e do governo Federal para aplicação de infraestrutura, matérias escolares e reformas.

Fonte: Campo Grande News

Populares da Semana

Vereadores Paulo Lourenço e Neguinha do PT solicitam projetos ao prefeito nesta segunda

No primeiro dia de Fevereiro, o prefeito Valdomiro Sobrinho...

Conheça a Escola Municipal Técnica Profissionalizante de Guaíra

No Município de Guaíra, a Escola Municipal Técnica e...

Inscrição de concurso da UEMS com salários de até R$ 6,9 mil termina no dia 25

Terminam no dia 25 de outubro as inscrições de concurso público...

Brasil promulga acordo de livre comércio entre Mercosul e EFTA

O Acordo de Livre Comércio entre o Mercosul e...

Médico do HC da USP de Ribeirão Preto é afastado após ironizar paciente com sobrepeso

Guilherme Lourenço Monteiro, médico residente do Hospital das Clínicas...

Conselho do MPF tem 3 votos para manter Gonet à frente do caso Master

O Conselho Superior do Ministério Público Federal (MPF) tem...

ASSENTAMENTO NOSSA SENHORA AUXILIADORA COMPLETA 27 ANOS DA SUA FUNDAÇÃO.

Hoje celebramos os 27 anos do Assentamento Nossa Senhora...

Informativo rampa náutica do Centro Náutico Marinas

O Município de Guaíra por intermédio da Secretaria Municipal...

Três acampamentos são queimados com 1,8 tonelada de maconha

Três acampamentos usados por um grupo responsável pela produção...

Artigos Relacionados

Categorias Populares