26 de setembro de 2026

Médicos ‘transformam’ dedo indicador em polegar na Capital

Médicos transformaram um polegar em dedo indicador na Santa Casa de Campo Grande. A cirurgia inédita em Mato Grosso do Sul foi realizada no último sábado (11). O paciente era um menino de 4 anos que nasceu com deformidade na mão direita.

A equipe que fez o procedimento foi composta pelos ortopedistas Felipe Roth, Ana Tereza de Alcântara, e Celso Hirakawa; pela instrumentadora Cassiana de Quadros, além da equipe de enfermagem e demais profissionais do centro cirúrgico.

Essa operação, conforme a assessoria de imprensa do hospital, transfere o indicador para ocupar o lugar do dedão para que a pessoa tenha a funcionalidade conhecida como “pinça”, movimento de 70% da mão que permite segurar objetos e escrever, por exemplo. Além disso, melhora-se o visual e a estética do membro.

O procedimento durou três horas. Foram transplantados tendões, ossos, músculos, nervos e sistema vascular. Na prática, o paciente continua com apenas quatro dedos nas mãos, mas conseguirá usá-la para mais atividades em razão da cirurgia.

A criança teve alta na segunda-feira (13) e de seis a oito semanas usará uma órtese. Depois, vai passar por sessões de fisioterapia e terapia ocupacional para recuperar a função motora. Ao todo, serão quatro meses de acompanhamento para que o paciente tenha, enfim, uma vida normal.

Populares da Semana

Senador Nelsinho Trad conquista quase R$ 4 milhões para saúde de MS

Dois Irmãos do Buriti, Coxim, Fátima do Sul, Ivinhema,...

Naviraí participa de agenda institucional do Programa Envelhecer nos Territórios

O município de Naviraí participou, nesta quinta-feira (23-04), em...

Rondonense é preso pela PRF em Guaíra transportando maconha

Mercadoria seria entregue num posto de combustível em Marechal...

Aliados de Beto Pereira entregam 3.200 fraldas geriátricas no Lar São Francisco

O deputado federal Beto Pereira destinou verbas para a...

Vereador Neninha prestigia grande reunião de Paulo Corrêa na Capital

No maior evento da campanha até o momento, o...

Brasil promulga acordo de livre comércio entre Mercosul e EFTA

O Acordo de Livre Comércio entre o Mercosul e...

Médico do HC da USP de Ribeirão Preto é afastado após ironizar paciente com sobrepeso

Guilherme Lourenço Monteiro, médico residente do Hospital das Clínicas...

Conselho do MPF tem 3 votos para manter Gonet à frente do caso Master

O Conselho Superior do Ministério Público Federal (MPF) tem...

ASSENTAMENTO NOSSA SENHORA AUXILIADORA COMPLETA 27 ANOS DA SUA FUNDAÇÃO.

Hoje celebramos os 27 anos do Assentamento Nossa Senhora...

Informativo rampa náutica do Centro Náutico Marinas

O Município de Guaíra por intermédio da Secretaria Municipal...

Artigos Relacionados

Categorias Populares