Casos novos de câncer de boca podem chegar a 210 em MS; maior incidência é em homens

Estabelecido pelo Ministério da Saúde como o 5° câncer de maior incidência no Brasil, o câncer de boca- doença que afeta os lábios e o interior da cavidade oral- já matou 6.296 pessoas no Brasil e 80 em Mato Grosso do Sul, conforme o último levantamento de mortalidade do próprio Ministério da Saúde.

Só ano passado em Campo Grande,  foram constatadas 86 lesões suspeitas, durante a triagem na Praça Ary Coelho, sendo necessário o encaminhamento de 21 pacientes para o Centro de Especialidades Odontológicas.

E a estimativa só aumenta. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), existe uma estimativa de novos casos que totaliza 210 vítimas em todo o Estado neste ano, sendo desses, 160 apenas em homens- considerado o público com maiores chances de contrair a doença. Esses valores correspondem a um risco estimado de 11,59 casos novos a cada 100 mil homens e 3,35 casos novos para cada 100 mil mulheres.

O câncer bucal ocorre mais frequentemente em homens, principalmente com mais de 40 anos de idade. O câncer nessa localidade atinge os lábios e a cavidade bucal, nas regiões da bochecha, gengiva, céu da boca, língua e assoalho da boca. Já o câncer de lábio tem como principal fator de risco a exposição solar e é mais comum em pessoas brancas.

Independente do sexo, a doença é mais propensa a se manifestar em pessoas que tem vícios em fumar  cachimbos, principalmente narguilé e cigarros, que consome álcool em excesso, além da má higiene bucal e exposição a agentes oncogênicos como vírus HPV, herbicidas, produtos químicos, pesticidas.

SINTOMAS
Segundo o Ministério da Saúde, os principais sintomas da doença são o aparecimento de feridas na boca, não dolorosas e que não cicatrizam em 15 dias. Outros sintomas são ulcerações superficiais, indolores (podendo sangrar ou não) e manchas esbranquiçadas ou avermelhadas nos lábios ou na mucosa bucal. Dificuldade para falar, mastigar e engolir, além de emagrecimento acentuado, dor e presença de linfadenomegalia cervical (caroço no pescoço) são sinais de câncer de boca em estágio avançado.

COMO PREVENIR?
A prevenção do câncer na boca é possível através de hábitos saudáveis que incluem:

– Evitar o consumo excessivo de álcool;

– Evitar fazer uso excessivo de cachimbos e cigarros;

– Evitar exposição ao sol sem proteção;

– Evitar o uso de próteses desajustados à sua boca;

– Ter uma boa higiene bucal, escovando os dentes quatro vezes ao dia, de preferência após todas as refeições;

– Ter um acompanhamento odontológico frequente;

– Manutenção de uma dieta saudável, rica em frutas e legumes;

– Procurar atendimento odontológico se perceber qualquer tipo de alteração como: feridas, inchaços ou manchas.

Divulgação OMS

DIA D

Para alertar a população sobre os riscos dessa patologia, o Conselho Regional de Odontologia de MS (CRO-MS) está realizando ações de prevenção ao câncer de boca, em parceria com o Governo do Estado, prefeituras e universidades nesta terça-feira (5). As ações de prevenção e diagnóstico estão ocorrendo na Praça Ary Coelho e os atendimentos ocorrem até às 13h.

No local foi instalado um posto de atendimento, em que a população passou por  uma triagem com o objetivo de diagnosticar lesões da cavidade bucal. Os casos diagnosticados como lesões com potencial de cancerização serão encaminhados para as unidades especializadas.

Segundo o prefeito de Campo Grande Marcos Trad (PSD), além do dia D, as unidades estão equipadas para atender a população que deseja fazer exames preventivos. “Todas as nossas unidades pela primeira vez estão completamente separadas e especializadas desde o início da gestão, tanto é que ficamos em 4º lugar nacionalmente entre outras 50 cidades de prevenção e até recebemos prêmio, ou seja, nós estamos aparelhados, mas não podemos obrigar as pessoas a irem fazer seus exames preventivos”, explicou.

De acordo com a conselheira do CRO, Silvania Silva Silvestre, a ação é de extrema importância para garantir a prevenção. “É uma maneira da gente estimular a prevenção, a gente tem se preocupado pelo aumento, o câncer quando descoberto logo no ínicio tem chances de mais de 90% de se resolver o problema, só que quando chega para nós já chegam bem avançados, o nosso alerta é isso, que as pessoas procurem atendimento antes”, disse.

A técnica em segurança do trabalho, Lana Carvalho, de 45 anos, estava passando pela praça e aproveitou a oportunidade para receber atendimento gratuito. “Eu acho essas ações ótimas, porque a maioria das vezes não tem condições de fazer a consulta periodicamente, só acho que deveria ser mais divulgado, principalmente para os idosos que muitas vezes não tem acesso a internet”, contou.

A ação também ocorre nas cidades do interior do Estado. Dourados também teve dois dias de realização de exame clínico preventivo de câncer bucal. O atendimento continua hoje na Clínica Odontológica da Unigran – Bloco 9.

Fonte: Correio do Estado

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here