Fogo atingiu rede de transmissão de empresa espanhola, diz Energisa

Os incêndios que voltam a consumir o Pantanal em Mato Grosso do Sul e atingiram a estrutura de Corumbá, a 419 km de Campo Grande, afetaram a rede de transmissão de empresa espanhola que atua na região desde 2013. A informação é da Energisa – concessionária de distribuição do serviço de energia.

Os picos e a suspensão da energia nas casas ocorrem porque o incêndio atingiu a rede de transmissão da Celeo, que tem 279 quilômetros de linha de transmissão entre Corumbá, Anastácio e Miranda. Como a transmissão está ligada à distribuição, a Energisa acabou afetada.

Em casos como esse, explica a concessionária, os dispositivos de proteção do sistema da acabam por serem desligados. Os “religamentos” dos dispositivos que empresa precisa fazer é que causam os problemas sentidos nas casas dos moradores da cidade.

“A Energisa explica ainda que a estrutura da rede não foi prejudicada pelas queimadas. O sistema acaba sendo impactado pelos ‘religamentos’ que a concessionária precisa fazer quando os dispositivos de proteção – afetados pelos incêndios – desligam, ocasionando as oscilações que vêm sendo percebidas pela população”, diz a empresa em nota.

Segundo a Energisa, “as queimadas provocam o desligamento dessas linhas [de transmissão, da empresa Celeo] e consequentes variações de tensão na rede elétrica que atende Corumbá, Aquidauana e Miranda”, disse.

“Cabe destacar que a Energisa não tem responsabilidade sobre tais eventos porque atua apenas na distribuição da energia aos clientes do estado. Foram tomadas todas as tratativas e medidas por parte da Energisa, que aguarda parecer Técnico do Operador Nacional do Sistema – NOS”, conclui.

Entenda – Incêndios florestais já consumiram 50 mil hectares no Pantanal de Corumbá, Miranda e Aquidauana. Estimativa da Cedec (Coordenadoria Estadual de Defesa Civil) e dos órgãos envolvidos na operação de combate ao fogo, indica que pelo menos 50 mil hectares de vegetação nativa foram queimados desde domingo (27), quando reacenderam as queimadas na região. Os dados sobre a devastação foi divulgada pelo site de notícias do governo.

Corumbá está sem internet banda larga da OI desde às 14h de terça-feira (dia 29) e operações bancárias com cartões ficaram inoperantes. Apenas celulares com pacotes de dados móveis têm internet. O cenário de transtornos ainda inclui picos na energia elétrica, que resultam e falta de água. A estação de captação parou e a cidade ficou desabastecida. Os problemas são decorrentes de incêndio florestal entre Corumbá e Miranda, que começou no fim de semana e atingiu os cabos do sistema.

Campo Grande News entrou em contato com a Celeo, mas ainda não conseguiu contato com a pessoa que fica responsável por esclarecer o que aconteceu com a rede de transmissão.

Fonte: Campo Grande News

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here