9 de agosto de 2026

Projeto de hortas comunitárias melhora renda, alimentação e ocupação de espaços vazios

Transformar vazios urbanos em fonte de alimento, renda e aprendizagem. Esse é o objeto do projeto Agricultura Urbana, lançado nesta segunda-feira (21) pelo governador Reinaldo Azambuja e pelo prefeito Marquinhos Trad, na Escola Municipal Professor Fauze Scaff Gattass Filho, no bairro Nova Campo Grande.

Campo Grande possui 80 hortas comunitárias. A intenção é de, em pouco mais de um ano, mais do que dobrar esse número. “Pode melhorar a renda da comunidade, ocupação de espaços vazios e o aprendizado [no caso das hortas em escolas]. Nós resgatamos a ocupação de alguns espaços vazios, com algo produtivo, podemos fazer hortas orgânicas, sem qualquer tipo de inseticida. Vamos sair de 80 para 200 hortas comunitários. E é um projeto inovador com o engajamento da comunidade e a família cuidando do canteiro”, afirmou Reinaldo Azambuja.

Governo do Estado e Prefeitura assinaram um Termo de Cooperação para implementar o programa nas escolas públicas da Capital, em instituições que atuam no campo social, em comunidades em situação de risco alimentar e associações comunitárias.

Além da ampliação da quantidade, a parceria será responsável por revitalizar e reorganizar as hortas comunitárias já implantadas na Capital. Tudo com acompanhamento e assistência técnica da Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer) e da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedesc).

O secretário de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar, Jaime Verruck, explicou que resíduos das Ceasa (Centrais de Abastecimento de Mato Grosso do Sul) serão usados para a fabricação de adubos orgânicos, que vão para essas hortas comunitárias.

Já o prefeito Marquinhos Trad destacou a parceria com o Governo do Estado e com a bancada federal, por meio de emenda do deputado Luiz Ovando, que possibilitou o lançamento do projeto. Ele afirmou que é um projeto feito “com várias mãos”, de forma harmônica. Os recursos financeiros são do Governo do Estado, com contrapartida da emenda parlamentar.

Também participaram do evento, além de Reinaldo Azambuja, Marquinhos Trad e Jaime Verruck; o deputado Luiz Ovando; secretários Carlos Alberto de Assis e Eduardo Riedel; primeiras-damas Fátima Azambuja e Tatiana Trad; vice-prefeita Adriane Lopes; comandante do Corpo de Bombeiros Militar, Coronel Joilson do Amaral; jogadora de vôlei Virna; a diretora da escola, Tânia Vital; e secretários municipais, entre outras autoridades.

Paulo Fernandes – Subsecretaria de Comunicação

Fotos: Chico Ribeiro

Fonte: Portal do MS

Populares da Semana

Governo atende pedido de prefeito Lídio, vice, e vereadores e inicia tapa-buracos na MS-180

Nesta quinta-feira (29), o prefeito Lidio Ledesma, na companhia...

Senador Nelsinho Trad é eleito presidente da nova Frente Parlamentar pela Embrapa

Diante de desafios impostos pela crise climática, parlamentar assume...

Sorveteiro é preso em flagrante suspeito de estuprar jovem em Deodápolis

Um sorveteiro de 50 anos foi preso em flagrante,...

Pacote de obras para todo o MS será lançado hoje pelo governador

Campo Grande (MS) – Pacote de obras para todos os...

Governo realiza ‘Dia D’ de combate a dengue nas escolas dos 79 municípios do Estado

O Governo do Estado realiza nesta terça-feira (25), o...

Rastreamento de celular ajudou a encontrar bebê sequestrada em Campo Grande

O rastreamento de celulares ajudou a Polícia Civil de...

Juiz manda soltar motorista bêbado envolvido em acidente que matou eletricista

Gustavo Henrique de Oliveira Dias, de 28 anos, passou...

Homem pede socorro e morre às margens da BR-262

Um homem ainda não identificado morreu à espera de...

Atingido em confronto com a PM morre a caminho de CRS

Robert Ortiz do Prado, de 33 anos, morreu a...

Caçada a chefes do narcotráfico mobilizou forças policiais por sete dias em MS

A operação de busca dos quatro bolivianos que estavam...

Artigos Relacionados

Categorias Populares