12 de agosto de 2026

Detentos trabalham em horta hidropônica e verduras são doadas

Uma horta hidropônica instalada no Estabelecimento Penal Masculino de Nova Andradina (EPMNA) tem servido para a ressocialização de detentos e para ajudar as instituições de Nova Andradina com a doação de verduras cultivadas pelos detentos.

O programa foi idealizado pelo diretor do presídio, Edir Rubens Queiroz Campos, para a capacitação dos internos na área agrícola, conhecimento que pode representar geração de renda quando reintegrados a sociedade.

O trabalho começou em abril deste ano com quatro reeducandos que, pelo serviço, recebem remição de um dia na pena a cada três trabalhados, conforme estabelece a Lei de Execução Penal (LEP). Os internos participaram também do processo de estruturação dos espaços. Na unidade, existe, ainda, o método tradicional de cultivo na terra.

Neste mês, a produção foi doada à Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), Hospital Regional e Asilo Lar Sagrado Coração de Jesus.“Grandes transformações acontecem de dentro para fora, então pretendemos com esse projeto, mostrar à sociedade que é possível a ressocialização, através do trabalho e da educação, dentro do sistema prisional”, destaca.

A horta hidropônica conta com 12 canteiros distribuídos em um sistema feito à base de canos de PVC. No local já foram plantados alface, rúcula e almeirão, a partir de sementes doadas pela empresa Salada Shop, de Vitória (ES), parceira da iniciativa. Além das doações às instituições sociais, o plantio atende o consumo no estabelecimento penal.

O sistema hidropônico funciona da seguinte maneira: as hortaliças são imersas numa solução de água contendo os micro e macro nutrientes necessários para o desenvolvimento da planta, livre dos problemas climáticos externos, de forma a acelerar o crescimento das plantas, com aumento de produtividade e uniformidade na produção, se comparado ao cultivo tradicional.

A ação, conforme informações do Governo do Estado, faz parte da política de ações da Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen) para a ressocialização de detentos e a redução nos índices de reincidência criminal.

Populares da Semana

Contemplado pelo Bolsa Atleta garante vaga na seleção brasileira de karatê pelo quinto ano consecutivo

Campo Grande (MS) – O sul-mato-grossense Erick Kenji Medrado Taira...

Trio é preso suspeito de furtar pelo menos 10 caminhonetes em MS e PR

Na madrugada desta segunda-feira (22), três pessoas foram presas...

Van para Mundo Novo

Recebendo hoje, mais uma van Zero km, para a...

Três jogos completam a penúltima rodada do Sul-mato-grossense neste domingo

A fase de grupos do Campeonato Sul-mato-grossense entra em...

Cuidar da saúde é um ato de prevenção

Iguatemi - Nesta quinta-feira, 13 de agosto, serão realizadas...

Sicredi apoia atletismo em Eldorado

Nesta segunda-feira, 11 de agosto, o Fundo Social Sicredi...

Naviraí inaugura Clínica de atendimento da Mulher e da Criança na cidade

Unidade instalada no Centro vai reunir consultas ginecológicas, obstétricas...

Moradores da área central de Itaquiraí já podem fazer ligação à rede de esgoto

As ligações dos imóveis dos bairros da área central...

Artigos Relacionados

Categorias Populares