Detentos trabalham em horta hidropônica e verduras são doadas

Uma horta hidropônica instalada no Estabelecimento Penal Masculino de Nova Andradina (EPMNA) tem servido para a ressocialização de detentos e para ajudar as instituições de Nova Andradina com a doação de verduras cultivadas pelos detentos.

O programa foi idealizado pelo diretor do presídio, Edir Rubens Queiroz Campos, para a capacitação dos internos na área agrícola, conhecimento que pode representar geração de renda quando reintegrados a sociedade.

O trabalho começou em abril deste ano com quatro reeducandos que, pelo serviço, recebem remição de um dia na pena a cada três trabalhados, conforme estabelece a Lei de Execução Penal (LEP). Os internos participaram também do processo de estruturação dos espaços. Na unidade, existe, ainda, o método tradicional de cultivo na terra.

Neste mês, a produção foi doada à Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), Hospital Regional e Asilo Lar Sagrado Coração de Jesus.“Grandes transformações acontecem de dentro para fora, então pretendemos com esse projeto, mostrar à sociedade que é possível a ressocialização, através do trabalho e da educação, dentro do sistema prisional”, destaca.

A horta hidropônica conta com 12 canteiros distribuídos em um sistema feito à base de canos de PVC. No local já foram plantados alface, rúcula e almeirão, a partir de sementes doadas pela empresa Salada Shop, de Vitória (ES), parceira da iniciativa. Além das doações às instituições sociais, o plantio atende o consumo no estabelecimento penal.

O sistema hidropônico funciona da seguinte maneira: as hortaliças são imersas numa solução de água contendo os micro e macro nutrientes necessários para o desenvolvimento da planta, livre dos problemas climáticos externos, de forma a acelerar o crescimento das plantas, com aumento de produtividade e uniformidade na produção, se comparado ao cultivo tradicional.

A ação, conforme informações do Governo do Estado, faz parte da política de ações da Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen) para a ressocialização de detentos e a redução nos índices de reincidência criminal.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here