10 de agosto de 2026

MS tem 27 casos de sarampo em investigação, 3 deles em Campo Grande

O Ministério da Saúde divulgou nesta quarta-feira (4) novo boletim sobre a situação do sarampo no País. Segundo as informações, nos últimos 90 dias, foram 2.753 casos confirmados no País, em 13 estados, nenhum deles em Mato Grosso do Sul. No Estado, de acordo com os dados da Secretaria de Saúde, existem ainda 27 suspeitas em investigação, três delas em Campo Grande.

Comparado ao que já havia sido divulgado, são dois casos há mais. Só havia sido informado sobre a notificação envolvendo um bebê de 10 meses, nunca vacinado, e que teria contraído a doença em uma viagem a São Paulo, estado que concentra o maior número de registros de sarampo no País.

Em agosto, a Capital precisou imunizar pelo menos 600 pessoas que tiveram contato com o bebê e com um médico, que também contraiu a enfermidade em São Paulo e veio passear em Mato Grosso do Sul. O caso do médico foi notificado para o estado vizinho. Não há informação ainda da Secretaria Municipal de Saúde sobre esses dois novos casos apontados no relatório estadual.

A recomendação, apesar de não haverem casos confirmados, é a vacinação. O foco são as crianças entre seis meses e dois anos incompletos.

Mais confirmações – Conforme o Ministério da Saúde, na última semana houve aumento de 18% nos registros em relação à semana anterior, o que é atribuído à confirmação clínica de casos que estavam em investigação anteriormente. De acordo com o novo boletim epidemiológico da doença, entre 9 de junho a 31 de agosto de 2019, o Brasil notificou 20.292 casos, sendo 15.430 em investigação e 2.109 descartados.

O levantamento apontou também quatro mortes em decorrência da doença: três no estado de São Paulo (duas crianças e 1 adulto); e uma no estado de Pernambuco (uma criança). As crianças eram menores de 1 ano de idade. Em nenhum dos quatro casos foi comprovada a imunização contra o sarampo.

Os casos confirmados estão concentrados em 13 estados, sendo a maioria, 98,37% no estado de São Paulo (2.708), seguido do Rio Janeiro (15), Pernambuco (12), Distrito Federal (3), Goiás (1), Paraná (1), Maranhão (1), Rio Grande do Norte (1), Espírito Santo (1), Bahia (1), Sergipe (1), Santa Catarina (1) e Piauí (1). Os casos estão distribuídos em 120 municípios. Nos estados de Goiás e Piauí, os casos foram registrados em outros estados.

Fonte: Campo Grande News

Populares da Semana

Deputados aprovam projeto de auxílio financeiro às vítimas de violência doméstica em MS

Outros dois projetos foram aprovados durante a sessão plenária...

Com emergência hídrica histórica, MS e outros quatro estados podem sofrer apagão

Com baixos índices de chuva em 2021, Mato Grosso...

Parte da obra da Praça do Itaipu em Mundo Novo está próxima de ser finalizada

A obra da Praça Vanderval Queiroz, no bairro Itaipu,...

Câmara de Mundo Novo aprova investimentos para Saúde e Educação

Sessão recebeu Clube de Desbravadores MUNDO NOVO – Em sessão ordinária...

Rayssa é campeã da etapa carioca da Liga Internacional de Skate Street

Duas vezes medalhista olímpica, a maranhense Rayssa Leal deu...

Homem foge após agredir e tentar enforcar esposa em área rural de Bandeirantes

Uma mulher foi agredida pelo companheiro, com quem mantém...

Com quatro gols anulados, Bahia e Vasco não saem do zero no Brasileirão

Bahia e Vasco empataram sem gols na tarde deste...

Palmeiras se afoba, é contido pelo Inter e empata em casa

O Palmeiras foi contido pelo Internacional e empatou sem...

Jovem foi executado dentro de quarto com tiro na cabeça por facção rival

Samuel Oliveira dos Santos, de 26 anos, foi assassinado...

Inmet emite alerta amarelo e Campo Grande pode ter tempestade nas próximas horas

O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu um alerta...

Artigos Relacionados

Categorias Populares