7 de maio de 2026

Denúncia mostra núcleo para cooptar policiais e PMs para Máfia do Cigarro

A Justiça Federal aceitou denúncia contra 16 pessoas alvos da operação Trunk, realizada pela PF (Polícia Federal) para combater o contrabando de cigarro. O documento detalha que a organização criminosa se estrutura em cinco núcleos, sendo um destinado à corrupção de policiais, e traz indícios veementes de envolvimento de policiais militares. Na operação, realizada em 31 de julho, foram presos dois policiais rodoviários federas.

No recebimento da denúncia, a 3ª Vara da Justiça Federal de Campo Grande, a pedido do MPF (Ministério Público Federal), autorizou o desmembramento e remessa à Justiça Militar Estadual.

“De fato, compulsando os autos, verifico que há indícios veementes da prática de delitos por agentes da Polícia Militar, tais como corrupção passiva, concussão e prevaricação. O processamento de tais crimes seria de competência do Juízo Especializado supramencionado, já que não se verifica, na conduta de tais policiais, crimes que justifiquem a competência ratione materiae [em razão da matéria] deste Juízo Federal”, informa a decisão.

A Justiça Militar vai receber cópia do processo e das interceptações telefônicas. A estreita relação entre o cigarro contrabandeado do Paraguai e policiais, crime visto como menos grave, já resultou em duas grandes operações contra a Máfia do Cigarro no ano passado.

Organograma – Na operação Trunk, a denúncia do MPF descreve a hierarquia da organização criminosa. Os setores são chefia, núcleo operacional e de apoio logístico, núcleo financeiro, núcleo responsável pela corrupção de policiais, e núcleo de agentes policiais responsáveis pela facilitação do contrabando.

Populares da Semana

Empresa se programa para pavimentação no Universitário em Mundo Novo

A Santa Engenharia, empresa que realiza a obra da...

Governo de MS vai investir R$ 17 milhões em Tacuru

O Governo do Estado de Mato Grosso do Sul...

Homem preso após ameaçar vizinho com armas brancas

Mundo Novo (MS)-Policiais Militares lotados na Companhia de Mundo...

Sobrevivente da tragédia da Chapecoense, Neto anuncia aposentadoria aos 34 anos

Um dos sobreviventes da tragédia da Chapecoense com o...

Governo de MS renova parceria com BNDES, que vai priorizar estudo de concessão de parques estaduais

O estudo sobre a concessão da administração de parques...

Quadrilha com adolescentes que atravessava caminhonetes para o Paraguai é presa em MS

Grupo de 10 pessoas usava decodificadores para os furtos Um...

É amanhã: começa a 38ª Festa das Nações

#mundonovo O Governo de Mundo Novo convida toda a população...

JAPORÃ recebe Certificado no Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora

O município de Japorã recebeu, nesta terça-feira (05/05), o...

Contra tráfico e contrabando, lei oficializa criação de 6 varas federais em MS

Projeto foi aprovado na Câmara dos Deputados e prevê...

Homem furta Hilux em jogo do Santos e morre em confronto com o DOF

Caminhonete pertence a agricultor residente em Campo Grande, que...

Ciclone-bomba causa chuva de 200 mm e ventos de 100 km/h em Mato Grosso do Sul

Um ciclone-bomba se forma próximo ao Sul do Brasil...

Artigos Relacionados

Categorias Populares