27 de setembro de 2026

Projeto de eficiência energética avança e 50% das lâmpadas do Parque das Nações Indígenas já são de LED

Campo Grande (MS) – Equipes da Energisa trabalham diariamente na troca de lâmpadas dentro do Parque das Nações Indígenas, em Campo Grande. A ação, realizada em parceria com o Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul), prevê a troca de 636 luminárias comuns por lâmpadas LED em toda a área do parque.

Cerca de 50% do trabalho já foi realizado, afirmou a Energisa. O programa de eficiência energética do parque visa a geração de economia, uma vez que as lâmpadas de LED têm vida útil maior do que outros tipos e contribuiu para a redução dos custos de operação e manutenção.

As novas lâmpadas LED de 120W instaladas no Parque das Nações Indígenas consomem menos energia e dão mais luminosidade ao local, diferente das atuais lâmpadas de 250W, que consomem mais e ilumina menos. A previsão é que até agosto todos os pontos de luz sejam trocado.

Ao visitar o Parque das Nações Indígenas nesta semana, o governador Reinaldo Azambuja falou sobre substituição. “A troca de 100% das lâmpadas vai permitir a redução de custo de energia e o aumento da iluminação do parque, que é fundamental para a segurança”, afirmou.

O investimento Energisa no projeto é de R$ 739,9 mil. “Além do viés da segurança, que está associado à iluminação pública, o projeto visa trazer economia com a substituição de uma tecnologia ultrapassada por uma tecnologia moderna”, afirmou diretor-presidente Marcelo Vinhais.

Segundo o gestor do Parque das Nações, Odilon Rigo, a troca das luminárias no entorno do lago principal, resultando num ganho de luminosidade, foi realizada anteriormente pelo Imasul. “Além do lago, a área da Fundação de Turismo já está com as lâmpadas novas”, disse.

Bruno Chaves, Subsecretaria de Comunicação (Subcom)

Foto: Saul Schrann

Fonte: Portal do MS

Populares da Semana

Senador Nelsinho, do PSD, anuncia apoio a Bolsonaro e Riedel

O senador Nelsinho Trad, presidente regional do PSD, anunciou...

Falsário lucrava R$ 20 mil por semana com venda de whisky

Acusado de distribuir clandestinamente um estoque de bebidas falsificadas,...

Ação de Dagoberto garante trator para Itaquiraí

O prefeito de Itaquiraí, Thalles Tomazelli, juntamente com o...

Paulo Corrêa solicita construção de arena poliesportiva em Bonito

Reforçando seu compromisso pela promoção da saúde e qualidade...

TSE suspende propaganda de Lula que associa Flávio Bolsonaro a rachadinha e Master

O ministro Nunes Marques, presidente do Tribunal Superior Eleitoral...

Luto por suicídio exige apoio e diálogo constantes para superar a dor, diz especialista de MS

O Setembro Amarelo, campanha de conscientização sobre a prevenção...

Mulher é presa após esfaquear marido no Jardim Los Angeles

Um homem, de 36 anos, foi esfaqueado pela esposa,...

Militar do Exército toma tiro durante perseguição em Campo Grande

Um militar do Exército, de 20 anos, foi baleado...

Artigos Relacionados

Categorias Populares