12 de maio de 2026

Após 2 mortes por gripe H1N1 em junho, Corumbá quer mais doses de vacina

Segunda cidade em número de mortes pela Influenza no estado, Corumbá pediu novas doses da vacina contra a gripe ao Ministério da Saúde e à SES (Secretaria de Estado de Saúde). De acordo com nota divulgada pelo município, o pedido ainda não foi atendido e não há uma resposta se será possível ceder novas doses.

A Secretaria de Saúde de Corumbá justifica que desde o término do verão, inúmeros casos suspeitos são atendidos em prontos socorros, UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) e unidades de saúde. “Destes, quatro foram confirmados por exame laboratorial, sendo que três evoluíram para óbito”.

Dados do Boletim Epidemiológico da SES mostram que a primeira morte por Influenza na cidade foi registrada ainda em janeiro, quando um homem de 41 anos morreu com Influenza A H3N2. Em junho, pacientes voltaram a morrer com diagnóstico de gripe, desta vez a H1N1.

No dia 1° de junho, uma mulher de 36 anos morreu com H1N1 logo após o parto. Ela estava internada, quando o estado de saúde se agravou. No dia 9 de junho, uma mulher de 49 anos morreu, também com gripe H1N1.

“A Secretaria de Saúde está acompanhando todos os casos suspeitos no município, inclusive os que estão sendo tratados na rede particular”, diz. De acordo com a Secretaria de Saúde de Corumbá, em todos os casos suspeitos, o protocolo do Ministério de Saúde é seguido com a coleta do exame em até 7 dias do início dos sintomas, e o início do medicamento Tamiflu, dispensado ao paciente, se assim houver prescrição medica e indicação do uso, baseado no protocolo do manejo da Gripe Influenza.

Fonte: Mídia Max

Populares da Semana

Greve dos médicos da Santa Casa será votada na sexta-feira, diz sindicato

Os 400 médicos que atuam na Santa Casa de Campo...

Caminhão que transportava alimentos é destruído ao pegar fogo em Chapadão do Sul

Um caminhão, que transportava alimentos, pegou fogo na rodovia MS-306 logo...

Mulheres do campo ganham espaço no Delas Day com participação do Senar/MS

Nos dias 24 e 25 de fevereiro, no Bosque...

Guarda-chuva é acessório indispensável para esta quarta-feira em MS

Não saia de casa sem guarda-chuva, pois a quarta-feira...

Amambai ganha uma unidade da Cooperativa de Crédito SICOOB

Na última sexta-feira, dia 03, a Prefeitura de Amambai...

MPMS convoca 18 analistas da área de tecnologia em concurso homologado em 2024

O MPMS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul)...

Facções criminosas fazem parte da rotina de 4 em cada 10 brasileiros, aponta pesquisa

Pesquisa divulgada neste domingo (10)  pelo Fórum Brasileiro da...

Fachin pede “resiliência’ de juízes diante de ataques ao Judiciário

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Edson...

Nos 50 anos de Eldorado, vereadores homenageiam pioneiros

Em alusão aos 50 anos de Eldorado, a Câmara...

Grávida perde o bebê após agressões do companheiro em Campo Grande

Uma jovem de 20 anos registrou boletim de ocorrência...

Artigos Relacionados

Categorias Populares