12 de agosto de 2026

Após 2 mortes por gripe H1N1 em junho, Corumbá quer mais doses de vacina

Segunda cidade em número de mortes pela Influenza no estado, Corumbá pediu novas doses da vacina contra a gripe ao Ministério da Saúde e à SES (Secretaria de Estado de Saúde). De acordo com nota divulgada pelo município, o pedido ainda não foi atendido e não há uma resposta se será possível ceder novas doses.

A Secretaria de Saúde de Corumbá justifica que desde o término do verão, inúmeros casos suspeitos são atendidos em prontos socorros, UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) e unidades de saúde. “Destes, quatro foram confirmados por exame laboratorial, sendo que três evoluíram para óbito”.

Dados do Boletim Epidemiológico da SES mostram que a primeira morte por Influenza na cidade foi registrada ainda em janeiro, quando um homem de 41 anos morreu com Influenza A H3N2. Em junho, pacientes voltaram a morrer com diagnóstico de gripe, desta vez a H1N1.

No dia 1° de junho, uma mulher de 36 anos morreu com H1N1 logo após o parto. Ela estava internada, quando o estado de saúde se agravou. No dia 9 de junho, uma mulher de 49 anos morreu, também com gripe H1N1.

“A Secretaria de Saúde está acompanhando todos os casos suspeitos no município, inclusive os que estão sendo tratados na rede particular”, diz. De acordo com a Secretaria de Saúde de Corumbá, em todos os casos suspeitos, o protocolo do Ministério de Saúde é seguido com a coleta do exame em até 7 dias do início dos sintomas, e o início do medicamento Tamiflu, dispensado ao paciente, se assim houver prescrição medica e indicação do uso, baseado no protocolo do manejo da Gripe Influenza.

Fonte: Mídia Max

Populares da Semana

Em 9 meses de pandemia, Mato Grosso do Sul tem média de 7 mortes por dia

Mato Grosso do Sul completou o período de nove...

Prefeitura de Naviraí prepara o Parque Sucupira para receber o Projeto a Cidade Vive o Natal

A Prefeitura de Naviraí está se preparando para o...

Novo RG: agenda é aberta com mais de 2,8 mil vagas por dia em MS

A Polícia Científica de Mato Grosso do Sul, por...

Governador Riedel recebe prefeitos membros do CONISUL

O CONISUL (Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento da Região Sul...

Palestra sobre inclusão reúne 651 profissionais da Educação em Mundo Novo e Eldorado

Iniciativa da Clínica KidSaber mobilizou educadores de seis municípios...

Cresol inaugura Sala de Negócios em Iguatemi nesta sexta-feira

Iguatemi passa a contar com mais uma instituição financeira...

CREAS Informa! Violência vicária

Durante o Agosto Lilás, o CREAS reforça a importância...

Prefeito Dr. Lídio visita obra de novo estacionamento na Igreja Matriz

Fonte-Assessoria de Comunicação/Igt. O prefeito Dr. Lídio Ledesma visitou a...

Guaíra prestigia solenidade em comemoração aos 172 anos da Polícia Militar do Paraná

Uma solenidade marcada pelo reconhecimento, pela integração das forças...

Artigos Relacionados

Categorias Populares