13 de setembro de 2026

Governo e Prefeitura iniciam obras de desassoreamento dos lagos do Parque das Nações Indígenas

O desassoreamento dos lagos faz parte das seis ações realizadas pelo Governo do Estado para a revitalização do Parque das Nações indígenas, frequentado diariamente por cerca de duas mil pessoas. As obras de recuperação dos lagos do Parque das Nações Indígenas tiveram início nesta terça-feira (11.06), a ação, em parceria com a Prefeitura de Campo Grande tem objetivo de revitalizar um dos mais importantes cartões postais da cidade.

Coincidindo com o período de estiagem, os trabalhos começaram pela retirada de areia do lago menor, na junção dos córregos Prosa e Reveillon, para depois limpar o lago maior. É previsto durante o processo de desassoreamento do lago para retirada de aproximadamente 140 mil metros cúbicos de areia, com a utilização de escavadeiras hidráulicas.

O desassoreamento e recuperação dos lagos de contenção do Parque das Nações Indígenas será realizado através de convênio com o repasse de R$ 1,5 milhão – recursos do Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul), oriundos de compensação ambiental. Os serviços serão executados pela administração municipal, por meio da Sisep (Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos) e têm previsão de até 120 dias para serem concluídos.

Será construído um piscinão no Córrego Reveillon, na esquina das avenidas Mato Grosso com Hiroshima; controle de erosão e recomposição vegetal das margens do Córrego Joaquim Português; e implantação de uma comporta de regulação do nível do lago, tão logo o desassoreamento esteja concluído.

Para evitar que o lago volte a ficar assoreado, com o carreamento de areia junto com a enxurrada que desce dos bairros do entorno do Parque dos Poderes, serão executados dois projetos, nos córregos  Reveillon e Manoel  Português, cujas águas formam o lago. No Reveillon, será implantado  um piscinão, inicialmente projetado para armazenagem de 22 mil metros cúbicos de água. No Manoel Português, o Governo do Estado vai executar obras de controle de erosão e replantio da vegetação nas margens. Os projetos já estão sendo contratados e a licitações devem ocorrer até dezembro de 2019.

Com as intervenções programadas, além de recuperar um  cartão postal da Capital, os lagos terão um papel importante no controle de enchentes de afluentes do Córrego Prosa, que  em dias de chuva mais intensa, transbordam na região do Shopping Campo Grande.  Terão capacidade para armazenar 65 mil metros cúbicos de água, o equivalente a três vezes a capacidade do piscinão que será construído nos altos da Avenida Mato Grosso.

Airton Raes – Subsecreataria de Comunicação- (Subcom)
Fotos: Edemir Rodrigues

Fonte: Portal do MS

Populares da Semana

Estado tem aumento na quantidade de estabelecimentos rurais, revela IBGE

Dados do Censo Agropecuário mostram mudanças na área rural...

Secretaria de Meio Ambiente realiza operação de limpeza nos bairros de Mundo Novo 

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Mundo Novo...

Câmera registra momento em que carro invade canteiro após batida na Rua da Divisão

Câmeras de segurança registraram o momento em que um...

Polícia apura ligação de chacina a atentado contra traficante há 13 dias

Principal suspeita é que matança de ontem seja reflexo...

Participe do Guaíra em Movimento nos Dias 7 e 8 de Dezembro

O Município de Guaíra por meio da Diretoria de...

Motociclista morre em acidente e veículo pega fogo na BR-376 em Ivinhema

Um motociclista, identificado como Vanderlei Batista de Souza, morreu...

Edson Fachin nega pedido de Moraes para julgamento conjunto com Mendonça

Edson Fachin, presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), negou...

Brics expressa preocupação com tensões no Oriente Médio

Os participantes da reunião de Cúpula do Brics, neste...

Mato Grosso do Sul forma 13 oficiais do Corpo de Bombeiros em Campo Grande

Na última quinta-feira (10), 13 novos oficiais do Corpo...

Riedel lidera com 48%. Adversários somam 37.80%

O Instituto Ranking Brasil Inteligência realizou, entre os dias...

Artigos Relacionados

Categorias Populares