12 de dezembro de 2025

Países da Opep debaterão produção de petróleo em junho

Os maiores produtores de petróleo do mundo decidirão no fim de junho, durante reunião da Organização de Países Exportadores de Petróleo (Opep), se aumentarão a produção da commodity.

Ministros da Opep e aliados, inclusive a Rússia, encontraram-se nesse domingo (19) em Jidá, cidade da Arábia Saudita, para conversar a respeito do assunto.

Os países começaram a cortar sua produção em janeiro para fazer o preço do petróleo subir. A medida surtiu o efeito desejado, com um aumento especialmente elevado em abril, quando o governo americano anunciou que aplicaria sanções mais pesadas contra o Irã.

A redução do ritmo de produção durará até junho. Na reunião de ontem, os ministros discutiram se deverão aumentar novamente a produção após o prazo.

Os participantes decidiram primeiro observar o impacto que a situação política do Irã e a guerra comercial entre os Estados Unidos e a China terão na oferta e demanda.

A reunião desse domingo foi presidida por Khalid al-Falih, ministro da Energia da Arábia Saudita. Após o encontro, ele disse que o futuro do fornecimento de petróleo no mundo ainda é incerto por causa de incertezas políticas na Venezuela e do impacto das sanções americanas contra o Irã. Acrescentou que outros fatores imprevisíveis também têm afetado a demanda da commodity.

Segundo especialistas, o resultado do encontro de ontem não deverá influenciar muito o atual preço do barril de petróleo.

Fonte: Correio do Estado

Populares da Semana

Sobrevivente de acidente com quatro mortes recebe alta uma semana após tragédia

A engenheira civil Analu Mendes Mali, 29 anos, sobrevivente do acidente...

Reinaldo diz buscar alternativas para manter abono e dar reajuste a servidores

O Governo de Mato Grosso do Sul busca formas...

MS pode ter sensação de 50°C e temporal com danos

As maiores temperaturas estão previstas para ocorrer entre 12...

Prefeitura de Mundo Novo intensifica ações de conscientização contra o descarte irregular de lixo

#MundoNovo Placas educativas são instaladas em vários pontos da cidade;...

Agente é suspenso de cargo por 60 dias em Campo Grande

O agente de segurança socioeducativa João Antonio de Brito...

Trabalhador comemora fim da burocracia para tirar CNH

O trabalhador rural Bruno Amorim Gonçalo, de 29 anos,...

Integrante do PCC é presa um dia antes do aniversário na Nhanhá

Mulher, de 41 anos, integrante do PCC (Primeiro Comando...

Rafael Ferramentas é campeão do Campeonato veteranos de suíço de Mundo Novo

A final do campeonato de futebol suíço veteranos, acima...

MS Ativo Cooperação encerra agenda de 2025 com adesão de 100% dos municípios

O Programa MS Ativo Cooperação encerrou, nesta semana, a...

Artigos Relacionados

Categorias Populares